Apresentador Emílio Surita

Apresentador foi hospitalizado às pressas em São Paulo

Reprodução

Emílio Surita, apresentador do programa Pânico da rádio Jovem Pan, foi hospitalizado às pressas no Hospital São Luiz, localizado na Zona Sul de São Paulo. A notícia foi revelada pelo jornalista Odair Del Pozzo na noite de terça-feira (16). Hoje (17), no programa, o apresentador confirmou que está lutando contra um câncer. 
 
Segundo informações divulgadas por Del Pozzo em vídeo no seu canal do YouTube, Surita foi diagnosticado com câncer no intestino e precisou passar por uma cirurgia complexa. O apresentador teria ficado uma semana na ala oncológica do hospital e, atualmente, estaria em um quarto se recuperando.

Em relação à programação da rádio, a última edição do Pânico comandada por Emílio Surita ocorreu no dia 5 de maio, uma sexta-feira. Desde então, o humorista Daniel Zukerman assumiu a apresentação do programa.

Mesmo nas situações nas quais o pólipo já se tornou um câncer, o diagnóstico precoce é essencial para aumentar as chances de cura, conforme explica Diesica Nalena Prochnow, coloproctologista do Eco Medical Center. “O tratamento depende do estadiamento do tumor, ou seja, o quanto ele já se espalhou pelo corpo. Em alguns casos iniciais é possível fazer a remoção (ressecção) por colonoscopia ou por cirurgia minimamente invasiva. Já quando o tumor está mais avançado, além de cirurgias abdominais maiores, o paciente pode precisar de quimioterapia e/ou radioterapia". 

A demora em fazer o exame para identificação do câncer permite que ele cresça e se espalhe. “Pode levar células cancerígenas para outros órgãos, como pulmão, fígado, ossos… E quando isso acontece é muito difícil o tratamento, pois trata-se de uma doença metastática, onde a cura é bem difícil de ser conquistada”.