A expedição de saúde do barco hospital Papa Francisco foi concluída na terça-feira (16), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Santarém, no oeste do Pará. A jornada, que começou no dia 10, beneficiou seis comunidades da região do Lago Grande: Vila de Curuai, Paissandu, Piraquara, Vila Socorro, Inanu e Ajumari. Os moradores destas localidades tiveram acesso facilitado a consultas médicas, odontológicas, exames laboratoriais e de imagem, cirurgias, serviços de farmácia, internações hospitalares, testes de Covid-19, entre outros atendimentos.
A dinâmica da missão consistiu em realizar os atendimentos no próprio barco hospital Papa Francisco, enquanto o pós-operatório dos pacientes e a acomodação da equipe ocorreram na Unidade Básica de Saúde Fluvial (UBSF) Ailton Barros, disponibilizada pela Semsa. A Secretaria também forneceu uma equipe composta por profissionais de enfermagem, farmacêuticos e técnicos em saúde bucal.
Onze especialidades médicas e de saúde foram oferecidas durante a expedição, incluindo Clínica Geral, Pediatria, Ginecologia/Obstetrícia, Cardiologia, Oftalmologia, Radiologia, Cirurgia Geral, Cirurgia Urológica, Oncologia, Anestesiologia e Odontologia. Além disso, exames laboratoriais como Raio X, Mamografia, Eletrocardiograma e Ultrassonografia foram realizados, bem como cirurgias de média complexidade, como hérnias, colecistectomias, postectomias e procedimentos cirúrgicos menores, como remoção de lipomas, nódulos, cistos e tumores de pele.
Tângara Sansil, assessora de Rios da Semsa, comemorou o sucesso da expedição, destacando a importância da parceria para agilizar os procedimentos de pacientes que aguardavam na lista de espera da central de regulação. A principal preocupação da Secretaria de saúde era reduzir a demanda acumulada, especialmente em relação às cirurgias eletivas. A parceria com o barco hospital Papa Francisco permitiu avançar nesse objetivo e diminuir a fila de espera.
LEIA MAIS: Saiba o que é diverticulite, doença que levou papa Francisco a operar
LEIA MAIS: Saiba o que é diverticulite, doença que levou papa Francisco a operar