O leite cru, aquele que vem diretamente da vaca, pode parecer apetitoso e é comum no campo, mas os especialistas alertam que seu consumo pode ser prejudicial à saúde. O leite proveniente de uma vaca doente pode causar problemas digestivos, como prisão de ventre, indigestão, refluxo e até transmitir doenças crônicas, como tuberculose e brucelose.
Por isso, a venda de leite cru é proibida no Brasil desde 1969.Cuidados ao dar leite para as crianças
SAÚDE
Leite cru: por que o consumo é proibido no Brasil e os riscos à saúde
O leite cru, diretamente da vaca, pode parecer apetitoso e é comum no campo, mas especialistas alertam que seu consumo pode ser prejudicial à saúde
O Ministério da Agricultura e Pecuária adverte que ferver o leite cru pode eliminar algumas de suas propriedades nutricionais e se posiciona 'totalmente contrário' ao consumo desse tipo de leite.
Vale ressaltar que a perda nutricional não ocorre quando o leite é processado na indústria, por meio de métodos como esterilização e pasteurização.
Independentemente do tipo de leite, todos estão sujeitos a rigorosas regras de processamento.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (SBAN), o leite de vaca é composto por 13% de componentes importantes para a alimentação das crianças, como cálcio, potássio, fósforo, mais as vitaminas A e B, os outros 87% de água. É um alimento indicado para os pequenos a partir de um ano quanto para crianças maiores.
O Guia Alimentar para crianças menores de 2 anos de 2019, do Ministério da Saúde, recomenda que, para bebês de até 4 meses, na impossibilidade de aleitamento materno, o mais indicado é oferecer fórmula infantil (em pó) ou leite de vaca diluído, de acordo com orientações de profissionais de saúde. Já para crianças a partir de 9 meses de idade, a fórmula infantil pode ser substituída pelo leite de vaca integral.