O consumo de sorvete no frio sempre foi rodeado de mitos e crenças populares. Muitos acreditam que saborear uma taça gelada quando as temperaturas estão mais baixas pode ser prejudicial à saúde ou causar algum tipo de desconforto. Mas isso está longe de ser verdade. A Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes, afirma que isso é um mito, uma vez que, em países da Europa, em que a temperatura é muito menor do que no Brasil, o consumo se mantém elevado o ano todo.
Beatriz Schwan, nutricionista parceria da Perfetto, marca de sorvetes, desmistificou o assunto para mostrar que o sorvete é uma sobremesa para ser apreciada durante todo o ano.
1 - Sorvete causa gripes e resfriados
Contrariando a crença popular, não existe uma conexão direta entre consumir sorvete no frio e contrair gripes ou resfriados. O consumo do sorvete, independentemente da temperatura, não está relacionado com as infecções virais. As gripes e resfriados são causados pela exposição ao vírus, geralmente, por meio do contato com pessoas infectadas, superfícies contaminadas ou por inalação de gotículas no ar.
Leia também: Influenza: entenda as diferenças entre as vacinas tri e tetravalente.
2 - Sorvete potencializa as dores de garganta
As dores de garganta poder ser causadas por diversos motivos, como infecções virais ou bacterianas, alergias, refluxo ácido ou até mesmo o ressecamento do ar, ou seja, o sorvete não é um vilão para a garganta. Inclusive, no caso de dores agudas e inflamação, tomar sorvete pode até trazer alívio, já que o gelado tem propriedades anti-inflamatórias, da mesma forma que uma compressa fria pode aliviar uma inflamação muscular.
3 - Sorvete no frio diminuiu a imunidade
A imunidade é um sistema complexo, influenciado por uma variedade de fatores, como genética, estilo de vida, alimentação e exposição a patógenos. Nenhum alimento isolado, incluindo o sorvete, tem o poder de diminuir ou aumentar a imunidade de forma significativa.
Leia também: Natação no inverno: prática que beneficia o coração e a imunidade.
Leia também: Natação no inverno: prática que beneficia o coração e a imunidade.
4 - O sorvete não é benéfico para a saúde
É mito. O sorvete é feito com ingredientes que fornecem nutrientes importantes, como cálcio, proteínas, vitaminas e minerais. Devido aos seus nutrientes, o sorvete é fonte de energia. Além disso, a sobremesa é uma fonte de prazer e satisfação, excelente para contribuir com a sensação de bem-estar. E lembres-e que o consumo do sorvete também é indicado em alguns pós-operatórios, como cirurgia para retirada de amídalas, já que seu aspecto gelado tem propriedades analgésicas e evita hemorragias.
Sign in with Google
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Estado de Minas.
Leia 0 comentários
*Para comentar, faça seu login ou assine