O anseio de muitos homens e mulheres em ter a beleza desejada, ou fazer uma pequena correção cirúrgica, é algo comum. Hoje, no Brasil, as cirurgias plásticas mais procuradas e realizadas são as de mamoplastia, em que é feito o implante de silicone, e a lipoaspiração, que é a retirada do excesso de gordura localizada em determinada área do corpo.
Para os cirurgiões plásticos Cristian Haesbaert e Raquel Camelo, é comum atender pacientes que tiveram algum tipo de complicação ou intercorrência em cirurgia plástica e as principais queixas nesses casos são relacionadas à falta de orientação pré-cirúrgica. "Vemos a falta de orientações antes da cirurgia, da programação do paciente, da pesquisa detalhada. Muitos pacientes só se preocupam em operar e não focam em aprender como será o pós-operatório", comentam.
O planejamento, tanto do médico responsável pela operação, quanto do paciente que irá se submeter à cirurgia, é um fator primordial para o sucesso do procedimento.
Leia também: Arte e saúde mental: atividades artísticas ajudam a melhorar o bem-estar
"Falta planejamento do médico e do paciente. Planejamento significa avaliação de riscos, preparação para cirurgia no momento adequado do corpo e cuidado de pós-operatório. A segurança de uma cirurgia deve ser buscada por médico e paciente sempre. Alguns exemplos podem ajudar a refletir sobre isso. Se um médico reduz itens de segurança, isso aumenta a chance de complicações, e o mesmo serve para um paciente que esconde que está fumando ou não tem tempo de fazer o repouso necessário. Muitas vezes, observamos na internet as pessoas buscando cirurgia plástica a qualquer custo, em qualquer lugar e de qualquer forma. Alertamos não brincar com a saúde. Cirurgia plástica é uma cirurgia e deve ser realizada com toda segurança. Busque profissionais de confiança e se dedique a fazer uma excelente cirurgia e aproveitar das grandes transformações que pode trazer", aponta Cristian.
Vários fatores ajudam a fazer com que ocorra tudo bem durante a cirurgia e, principalmente, no pós-operatório, como fatores psicológicos, corporais e nutricionais do paciente. "Primeiro, é estar com a saúde adequada para ir para um cirurgia, principalmente psicologicamente e corporal, assim como manter um estilo de vida adequado e a saúde nutricional em dia", finalizam os especialistas.
*Para comentar, faça seu login ou assine