A chia pode não ser o ingrediente mais comum em nossa lista de compras, mas é uma semente extremamente versátil e benéfica para a saúde. Pode ser facilmente incorporada no café da manhã ou no lanche da tarde, trazendo diversos benefícios, como a promoção da perda de peso e a prevenção de doenças cardiovasculares, câncer de pulmão e de estômago. Além disso, apresenta propriedades anti-inflamatórias e antivirais.
De acordo com a nutricionista Fernanda Granja, a chia é rica em ferro, cálcio, magnésio e fibras. Para aproveitar ao máximo todos os benefícios nutricionais dessa semente, confira a sugestão de receita abaixo.
A inclusão da chia na dieta é uma ótima maneira de potencializar a perda de peso e cuidar da saúde, portanto, não hesite em experimentar essa semente em suas refeições diárias.
Receita - Overnight oats
Ingredientes:
- 1 xícara (café) de leite desnatado
- 1 colher (sopa) de aveia em flocos
- 1 colher (sopa) de chia
- 4 colheres (sopa) de manga madura em cubos
- 1/2 xícara (chá) de iogurte natural desnatado
- 3 colheres (sopa) de morango picado
- 3 colheres (sopa) de granola
- 3 colheres (sopa) de mel
Lembre-se que a chia, rica em fibras, forma uma espécie de gel no estômago, aumentando o tempo de digestão dos alimentos e prolongando a saciedade. É, por isso, uma ótima opção para ajudar no emagrecimento. E para obter os benefícios da chia é recomendado consumir duas colheres de sopa por dia.
Mas também é preciso ter cuidado com o consumo da chia. É recomendado que as sementes sejam hidratadas ou misturadas com líquidos para evitar engasgos. E pessoas com colite ulcerativa e diverticulite devem evitar o consumo de alimentos ricos em fibras, incluindo a chia.
Benefícios da chia para a saúde
- Controlar a glicose
- Combater a prisão de ventre
- Promover a perda de peso
- Ajudar no ganho de massa muscular
- Evitar o envelhecimento precoce
- Fortalecer o sistema imunológico
- Prevenir doenças cardiovasculares
- Fortalecer os ossos
- Melhorar o humor
- Manter a saúde dos olhos
Sign in with Google
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Estado de Minas.
Leia 0 comentários
*Para comentar, faça seu login ou assine