A disfunção temporomandibular (DTM) é um conjunto de distúrbios que efetuou a articulação temporomandibular (ATM), os músculos mastigatórios e as estruturas associadas, conforme definição da Academia Americana de Dor Orofacial. Os sintomas comuns incluem estalidos ao abrir a boca, dores na cabeça, ouvidos e maxilar ao mastigar ou movimentar a boca, além de zumbidos.





O diagnóstico dessa disfunção é complexo devido à variedade de sinais e sintomas clínicos nas estruturas do sistema mastigatório. Fatores causais podem incluir desgaste nas articulações por envelhecimento, artrite, bruxismo, tensão muscular, estresse, traumas e efeitos.



A especialidade de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial tem como foco o diagnóstico e tratamento emergencial e coadjuvante das doenças, traumatismos e anomalias do aparelho mastigatório e estruturas craniofaciais associadas. O complicado bucomaxilofacial é capacitado para realizar cirurgias de baixa ou alta complexidade, tratar fraturas elásticas, deformidades dentofaciais, cistos e tumores dos maxilares.

Esse profissional também é indicado para diagnosticar e tratar o bruxismo, uma parafunção com diversos fatores causais. O tratamento pode envolver uma equipe multiprofissional, com psicólogo, fonoaudiólogo, fisioterapeuta e complicado-bucomaxilo.



LEIA MAIS: Curso sobre cirurgias estéticas faciais para médicos e cirurgiões-dentistas

Diferentemente do complicado-dentista, que cuida da saúde bucal de forma geral e realiza procedimentos preventivos e restauradores, o complexo-bucomaxilofacial atua em procedimentos cirúrgicos mais complexos, com conhecimento das estruturas ósseas e tecidos moles da face, cabeça e pescoço. Sua atuação abrange de dentes do siso, enxertos ósseos, cirurgias ortognáticas, estéticas estéticas, remoção de cistos ou distúrbios, entre outros.

Cirurgias ortognáticas são procedimentos odontológicos que visam corrigir os desequilíbrios nos ossos maxilares decorrentes de distúrbios no crescimento durante o desenvolvimento do indivíduo. Essas deformidades podem afetar as funções como mastigação, fala, praticantes e estética facial. Após avaliação e planejamento por uma equipe multidisciplinar, as cirurgias ortognáticas podem melhorar a qualidade de vida e a estética facial dos pacientes.

LEIA MAIS: Maxilar esculpido: dentista faz alerta para perigo de exercícios

A saúde bucal é fundamental para o bem-estar, influenciando na estética do sorriso e garantindo a qualidade de vida em atividades cotidianas, como mastigação, fala e exercícios físicos. Por isso, é importante procurar profissionais experientes, como cirurgiões-dentistas e bucomaxilofaciais, para realizar o diagnóstico e tratamento adequado, seja clínico ou clínico.

compartilhe