mulher madura, loira, sorrindo, selfie

A masturbação estimula o fluxo sanguíneo para a área genital, o que pode ajudar a aumentar a lubrificação vaginal e aliviar o desconforto durante a relação sexual

luxstorm/Pixabay
Considerado um tabu, a masturbação feminina traz diversos benefícios para todas mulheres em qualquer fase da vida, inclusive durante a menopausa, que é um período de transição da vida reprodutiva das mulheres, marcado pelo fim da menstruação e por mudanças hormonais significativas. Segundo uma pesquisa feita com cerca de 5 mil mulheres brasileiras na menopausa, pela femtech Plenapausa, 81% das mulheres experimentam sintomas como a diminuição da libido, que é causada pelo ressecamento vaginal e, consequentemente, altera o conforto e o prazer sexual. 
E por isso, a masturbação nessa fase tende a ser benéfica por diversas razões:
  1. Lubrificação vaginal: O ressecamento vaginal é comum durante a menopausa por conta da diminuição dos níveis de estrogênio: " “A masturbação estimula o fluxo sanguíneo para a área genital, o que pode ajudar a aumentar a lubrificação vaginal e aliviar o desconforto durante a relação sexual", explica a ginecologista Natacha Machado. 
  2. Fortalecimento dos músculos pélvicos: A masturbação regular permite a contração e o relaxamento dos músculos pélvicos: "Praticar a masturbação, envolve chegar ao orgasmo, e isso pode ajudar a fortalecer a região, melhorando a saúde do assoalho pélvico, reduzindo as chances de incontinência urinária e também aumentando a sensibilidade sexual", argumenta Renata Miranda, fisioterapeuta pélvica. 
  3. Alívio do estresse e melhora do humor:  Márcia Cunha, fundadora e CEO da Plenapausa, afirma que os benefícios da masturbação são especialmente valiosos durante a menopausa, pois é quando as alterações hormonais podem afetar o equilíbrio emocional e a saúde mental da mulher: "Ao atingir o orgasmo com a masturbação, o organismo libera endorfinas e hormônios do prazer, que podem ajudar a reduzir o estresse, aliviar a ansiedade e melhorar o humor". 
  4. Conexão com o próprio corpo: A masturbação é uma forma de explorar e conectar-se com o próprio corpo, permitindo que as mulheres descubram suas preferências e desejos sexuais.

Leia também: Menopausa não é doença, é autocuidado, dizem especialistas.

Ainda de acordo com Márcia Cunha, plataforma focada em fornecer informações, apoio, produtos e tratamentos para as mulheres na fase menopausal é trunfo que a mulher ter uma vida com qualidade e saudável nesse período: "A menopausa traz mudanças significativas na vida da mulher em diversos sentidos, e a vida sexual também passa por uma mudança e estranhamento. Se masturbar nessa fase e explorar o próprio corpo, que está diferente, é autoconhecimento e pode ser especialmente importante para essa mulher se ver mais autoconfiante e manter uma vida sexual satisfatória".

Leia também: Mês da masturbação: especialista responde dúvidas sobre a prática.