Os marcos de desenvolvimento do Centro de Controle e Prevenção de Doenças americano (CDC) são uma ferramenta acessível para acompanhar e monitorar o progresso de crianças pequenas. Abrangendo desde os dois meses de idade até os 5 anos, esses marcos incluem doze checklists que cobrem áreas de desenvolvimento como habilidades sociais, linguagem, cognição e movimento.
O CDC estabelece, por exemplo, que a maioria dos bebês de nove meses responde quando chamada pelo nome, bate objetos um no outro e levanta os braços para serem pegos no colo, além de apresentar diversas expressões faciais.
O CDC estabelece, por exemplo, que a maioria dos bebês de nove meses responde quando chamada pelo nome, bate objetos um no outro e levanta os braços para serem pegos no colo, além de apresentar diversas expressões faciais.
Aos 18 meses, segundo o checklist do CDC, a maioria das crianças aponta para objetos de interesse, tenta dizer mais de três palavras além de 'mamãe' e 'papai' e imita atividades adultas, como varrer o chão. A iniciativa tem como objetivo incentivar famílias e profissionais a estarem atentos a possíveis atrasos no desenvolvimento infantil, permitindo uma intervenção precoce por meio de programas de estimulação. Seu lema é 'Aprenda os sinais. Aja cedo'.
Em 2022, após quase duas décadas em vigor, os marcos de desenvolvimento do CDC foram modificados por um grupo de trabalho coordenado pela Academia Americana de Pediatria e financiado pelo próprio CDC. Algumas etapas foram eliminadas, e outras ajustadas. Por exemplo, o marco de apontar passou de nove meses para 15 meses. Essa mudança gerou críticas, levantando suspeitas de que o CDC estaria flexibilizando os critérios de linguagem devido à pandemia, ensino à distância e uso de máscaras, o que foi negado pela instituição.
A justificativa para as alterações é estabelecer marcos cumpridos por pelo menos 75% das crianças da mesma idade, em vez dos percentuais variáveis adotados anteriormente, que em alguns casos eram mais baixos (por exemplo, 50%). Assim, pretende-se aumentar o nível de alerta quando uma criança não atinge sistematicamente os marcos estabelecidos. No entanto, alguns especialistas alertam que as mudanças podem atrasar a identificação de problemas de desenvolvimento que antes seriam percebidos mais cedo.