Você sabia que dá para fazer o reaproveitamento de água em diferentes lugares da casa? Tomando algumas atitudes simples, estará contribuindo com a redução do desperdício e, de quebra, vai economizar algum dinheiro ao proteger este recurso que está cada vez mais escasso no planeta.
Para se ter ideia, dados levantados pelo%u202FInstituto Trata Brasil%u202F, de 2022, revelam que o país perde cerca de 40% de toda a água potável captada, um desperdício que seria suficiente para abastecer milhares de lares brasileiros.
Com o objetivo de ajudar na missão de evitar o desperdício, a plataforma de conteúdo Cada Casa um Caso listou quatro áreas da casa onde você pode economizar o recurso no dia a dia. Veja:
1. Como reaproveitar água da máquina de lavar
Quando o assunto é reaproveitamento, a água que sobra da máquina de lavar (e quanta água) pode ser usada para lavar áreas internas e externas da casa, dar descarga e lavar o banheiro. Veja algumas formas de fazer isso, a seguir:
- Para coletar essa água, você pode direcionar a mangueira da máquina para o tanque e deixá-lo fechado
- Depois, basta recolher a água e armazená-la em baldes para o reuso
- Se a sua máquina tem a função de aviso (de quando termina a lavagem), essa é a hora de retirar a água usada no processo
- Procure colocar a mangueira em um recipiente com espaço suficiente para o armazenamento%u202F%u202F
- Existem ainda alguns sistemas simples que podem ser montados em casa para coletar e armazenar a água da máquina de lavar. Aprenda como fazer um nesse guia.
2. Otimização da água do banho e menos tempo de chuveiro
Essa é uma forma mais simples para quem deseja começar. Se tem chuveiro a gás, por exemplo, pode colocar um balde para captar aquela água que sai no início antes dele chegar na temperatura ideal. Mas existem muitas outras formas:
- Quem tem outros tipos de chuveiro, pode deixar alguns baldes no box durante o banho. Essa água economizada pode ser utilizada na limpeza residencial e até para dar descargas.
- Mudar hábitos da casa, como tomar banhos mais rápidos e menos quentes ou se ensaboar com o registro fechado, podem fazer uma grande diferença, já que um banho de 15 minutos pode consumir até 135 litros de água.
- Outra saída é instalar um redutor de pressão. Eles são fáceis de instalar e ajudam na economia de água de torneiras e chuveiros.
Leia também: Alerta: qualquer tipo de poluição afeta a saúde do homem.
3. E na cozinha? Sim, dá para reaproveitar!
Isso mesmo, trouxemos alguns exemplos sobre como fazer o reuso da água que utilizamos no coração de muitas casas: a cozinha.
- A água de cozimento e molho de alimentos pode ser usada para regar as plantas, basta esperar que esfrie. Isso ajudará as mudas a crescerem mais fortes, pois o líquido contém algumas vitaminas.
- Já o líquido utilizado na lavagem de frutas ou vegetais pode ser amparado em uma bacia e depois auxiliar na limpeza de algumas partes da sua casa e, se for pura (sem sabão ou água sanitária), pode ser usada para regar plantas.
Leia também: O que é ecoansiedade, angústia pelo planeta que atinge mais crianças e adolescentes.
4. O reaproveitamento de água da chuva
Bastante difundida, essa ação pode ser feita de duas maneiras. O lado bom é que, por ser mais pura, essa água pode ser usada até para regar plantas.
- Utilizar a água da calha do telhado é segunda forma. Basta instalar um filtro para reter o material sólido, como folhas, fezes de pássaros e outros, para depois direcionar com dutos a água da calha para um reservatório.
- O reaproveitamento de água da chuva pode ser feito com a instalação de um sistema especializado, geralmente vendido por empresas. Essas instalações fazem a filtragem da água e a mantém em um reservatório.
Ideias de como fazer o reaproveitamento de água anotadas? Então é hora de colocá-las em prática, repensando o consumo de água e retribuindo ao planeta as riquezas recebidas.