Todo mundo já ouviu alguns conselhos, que por muito tempo, foram vistos como verdade, e seguidos, como regra. Um desses é sobre “pegar friagem”. Que atire a primeira blusa de frio quem nunca ouviu da mãe ou de algum outro familiar que tinha que se agasalhar para não ficar doente? Mas será que isso procede?
Além disso, temperaturas baixas levam a comportamentos que podem favorecer o aparecimento de doenças respiratórias: "No frio, ficamos mais tempo em ambientes fechados, utilizamos roupas há muito tempo guardadas no armário, nos esquecemos de lavar as mãos com frequência (já que está frio, e não temos nenhum estímulo para lavá-las por causa do clima), entre outras coisas”, detalha o otorrinolaringologista.
Risco é para todas as idades, mas são mais vulneráveis os acima de 65 anos e menores de 2 anos
Apesar de tais hábitos serem nocivos para todas as pessoas, a população acima de 65 anos e as crianças menores de 2 são as mais vulneráveis, de acordo com o médico.Leia também: Dias frios aumentam os riscos de AVC: mito ou verdade?
Mas, já que friagem realmente pode fazer mal, o que fazer para evitar esses problemas de saúde?
Não tem muito segredo, mas é sempre bom lembrar:
- Lavar as mãos, com água e sabão, antes das refeições, após utilizar transporte público ou ficar em contato com muitas pessoas (especialmente doentes)
- Utilizar máscara, caso esteja com alguma enfermidade respiratória (para evitar que outras pessoas se contaminem)
- Lembrar de higienizar as blusas de inverno antes de voltar a vesti-las, pois o tempo guardados dentro do armário, sem uso, pode encher essas roupas de ácaro e outros micro-organismos potencialmente causadores de alergias e outras doenças.
Essa são as principais medidas preventivas. E, quando esfriar, não se esqueça: ande sempre com um agasalho para evitar a temida friagem.
Sign in with Google
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Estado de Minas.
Leia 0 comentários
*Para comentar, faça seu login ou assine