A procura pelo antidiabético injetável Ozempic, que também tem sido buscado para perda de peso, continua crescendo. Nas redes sociais, diversas pessoas compartilham opiniões sobre outras alternativas ao medicamento, como o Mounjaro, um genérico manipulado e a chamada berberina, conhecida como 'Ozempic natural'. A berberina é um composto químico extraído de plantas como Hydrastis canadensis e Berberis, vendido geralmente como suplemento em cápsulas com pó dourado. Utilizado na Ásia há cerca de 2.000 anos, é tradicionalmente empregado no tratamento de diarreia e problemas gastrointestinais.





Recentemente, pesquisadores têm investigado a berberina como uma possível alternativa para tratar hipertensão e resistência à insulina. No entanto, a berberina é bastante diferente da semaglutida, o princípio ativo do Ozempic. Apesar de possuir efeitos metabólicos comprovados, ainda é incerto se a berberina pode realmente promover a perda de peso. Alguns estudos preliminares sugerem seu papel no emagrecimento, mas não existem dados de ensaios clínicos de alta qualidade.



Melinda Ring, especialista em medicina integrativa na Northwestern Medicine, afirma que a berberina é um composto interessante, mas o entusiasmo em relação aos seus efeitos de perda de peso é exagerado. Nos últimos 20 anos, pesquisas têm examinado a berberina como uma substância capaz de reduzir o colesterol e regular a glicose no sangue, especialmente em pacientes com diabetes quando associada a outros tratamentos. A berberina também possui propriedades antimicrobianas, que podem ajudar a eliminar bactérias nocivas do intestino e melhorar a composição do microbioma, de acordo com Yufang Lin, especialista em medicina integrativa na Cleveland Clinic.

No entanto, os estudos sobre a perda de peso com berberina ainda são preliminares e inconclusivos. Craig Hopp, vice-diretor de divisão do Centro Nacional de Saúde Complementar e Integrativa, ressalta que poucos ensaios clínicos foram realizados e nenhum deles é robusto. Pieter Cohen, professor da Harvard Medical School, alerta para os possíveis efeitos colaterais da berberina, como náuseas, aumento da pressão arterial e formigamento nas extremidades.





Além disso, Cohen expressa preocupação com a possibilidade de fabricantes adicionarem ingredientes prejudiciais aos suplementos de berberina. Interferências com outros medicamentos, como a metformina, também são motivo de preocupação, pois podem levar a hipoglicemia. Lin reforça a importância de os pacientes estarem cientes dos riscos antes de começarem a tomar a berberina como um tratamento natural.

LEIA MAIS: Ozempic para emagrecer viraliza; médica faz alerta sobre efeitos colaterais 

compartilhe