O inverno traz para a maioria das pessoas a falsa sensação de que não precisamos fazer uso de protetor solar, afinal, quando estamos expostos ao sol, o intuito é se aquecer e não se bronzear. Porém, mesmo com o frio, a radiação solar continua sendo prejudicial para a saúde da nossa pele, que além de ficar mais propensa ao aparecimento de manchas e de acelerar o processo de envelhecimento, também é o grande responsável pelo câncer de pele, tipo da doença com maior incidência no Brasil.





A intensidade da radiação solar possui relação com o índice ultravioleta. Mesmo se o tempo estiver nublado ou frio, por exemplo, os raios ultravioleta continuam sendo nocivos para nossa pele. Por isso, abrir mão do protetor solar mesmo nos dias mais frios, não é uma escolha inteligente. 



Uso diário e maquiagem pode prejudicar a pele?


Alguns mitos relacionados ao uso de maquiagem ainda deixam muitas pessoas em dúvida sobre os riscos e benefícios de cobrir a pele diariamente com hidratante, primer, base, corretivo, sombra, blush, máscara, pó compacto. A maquiagem é um recurso utilizado não somente para deixar a pele mais bonita e uniforme, mas também é utilizada em função da profissão ou pelo simples fato de gostar de estar sempre bem apresentável. Mas muitas pessoas, especialmente aquelas com tendência a ter uma pele mais oleosa ou com acne, temem que o uso diário de maquiagem possa prejudicar a saúde da pele. 

LEIA MAIS: Proteção solar pelo prato: conheça alimentos fotoprotetores 

Para a dermatologista Thiara Aguiar, o grande segredo está nos cuidados com a pele antes e depois do uso de maquiagem. "Escolher produtos de qualidade e específica para sua pele é o primeiro passo para evitar problemas como irritação e alergias, por exemplo.  Uma dica é fazer o uso de filtro solar com cor durante o dia, visto que hoje temos boas opções no mercado com excelente cobertura, que além da proteção contra o sol, também promove a uniformização da pele. Não se esquecer de realizar a limpeza e hidratação diariamente antes de dormir é um hábito essencial para manter a pele livre de problemas como acne, desidratação, envelhecimento que tende a aparecer quando a maquiagem não é removida. Outro cuidado importante é não utilizar produtos fora do prazo de validade e escolher aquele que mais se adequa ao seu tipo de pele", explica.





Cuidados com a pele no inverno


O inverno é a estação do ano, onde buscamos nos aquecer e acabamos agredindo a pele diariamente. Banho quente, demorado, acarreta na desidratação e até aparecimento ou agravamento de doenças de pele. Por isso é de extrema importância optar por sabonetes mais hidratantes, banhos rápidos, não se esquecendo de utilizar uma quantidade generosa de um bom hidratante em todo corpo após o banho. Isso vai ajudar a reparar a barreira cutânea que é agredida no inverno pelos maus hábitos.

LEIA MAIS: Atenção à exposição solar: efeito cumulativo é vilão do envelhecimento

compartilhe