Segundo a pediatra Melissa Lacerda, os cuidados com os pequenos precisam ser redobrados, pois nesta época do ano outros problemas de saúde com sintomas iguais aos da febre maculosa podem confundir os pais e até mesmo profissionais de saúde. "Não precisamos entrar em pânico, mas é necessário que os pais e responsáveis fiquem atentos aos locais que irão frequentar, passeios de final de semana e em eventuais viagens para áreas endêmicas. Estamos em uma época em que as as crianças estão apresentarando quadros gripais, respiratórios, ciroses com diarreia e ainda tem os casos de dengue. Todos estes podem apresentar sintomas parecidos com os da febre maculosa, como dor de cabeça forte, febre alta repentina, mancha na pele, náusea, vômitos, dor muscular, calafrios. Como a febre maculosa evolui rapidamente, o indicado é procurar atendimento médico caso apresente apresentar três sintomas conjuntos; especialmente se a família esteve em áreas de risco anteriormente e é claro não esquecer de comentar sobre o local que foi e quando que foi", alerta a pediatra.
Caso a criança visite locais onde existe o risco de contágio, o ideal é usar repelente e roupas longas. "Devem ser aplicados no corpo e na roupa e todos devem utilizar roupas de manga comprida, meias por cima da calça e botas para reforçar a proteção. Usar roupas de cor clara é uma boa estratégia também para verificar a presença do carrapato, que precisa ser feito durante os passeios e após. O repelente deve ser reaplicado conforme a orientação do produto, em caso de suor ou contato com água, principalmente em regiões consideradas áreas de risco", pontua a médica.
Como saber se não é apenas uma virose?
O exame de sangue é o que diagnostica a febre maculosa, através da sorologia IGG e IGM e os pais ou responsáveis devem informar ao médico se estiveram em locais que oferecem risco de contágio da febre maculosa. "Quanto mais informações da rotina recente da criança o médico souber, melhor e de maneira mais precisa ele irá conduzir o acompanhamento, solicitação de exames, etc. Porém, é preciso tomar cuidado em relação à febre maculosa, pois o exame de sangue só positiva para a doença após 7 dias de contágio, quando o risco de morte torna-se maior. Por isso, o tratamento precoce é a melhor alternativa em caso de suspeita da doença, ou seja, suspeitou em Febre Maculosa já deve iniciar o tratamento, não precisa de aguardar o resultado da sorologia", ressalta Melissa.
O tratamento é feito com antibiótico prelo médico e dura 7 dias devendo ser mantida 3 dias após o término da febre.