O tempo seco no inverno é um dos principais responsáveis por sangramentos nasais e crises de rinite. O ar menos úmido resseca a mucosa e as vias aéreas, causando ardência e desconforto. Os vasos sanguíneos da região, por sua vez, ficam mais expostos, o que ocasiona sangramento. No caso das crises de rinite, acontecem devido à concentração de poluentes no ar - o que pode gerar alergias e desencadear a condição.
Segundo a otorrinolaringologista do hospital universitário da USP-SP e médica consultora da Libbs Farmacêutica, Maura Neves, o ciclo de cuidados de limpeza do nariz, ou seja, limpeza interna, externa e hidratação, é de extrema importância para o bom funcionamento do sistema respiratório, uma vez que ajuda a reduzir as alergias respiratórias. "As alergias são uma resposta aumentada do sistema imunológico a agentes inalatórios específicos e os sintomas aparecem sempre que houver contato com esses agentes irritantes, sendo os mais comuns poeira, ácaros, fungos, pólen e pelos de animais como cães e gatos", explica a médica.
Leia também: Exercício físico no inverno: como evitar lesões e problemas cardíacos
A recomendação é lavar o nariz pelo menos suas vezes ao dia. Assim, é possível reduzir o tempo de contato dos agentes nocivos com a mucosa, diminuindo também as chances de desenvolver doenças. Em caso de crise, é indicado aumentar a limpeza nasal para quatro vezes ao dia e procurar orientação médica.
Sign in with Google
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Estado de Minas.
Leia 0 comentários
*Para comentar, faça seu login ou assine