A experiência inicial em uma academia de boxe pode ser avassaladora, com o badalar do sino, o odor de suor e o som dos socos na bola de velocidade. Porém, com o tempo, você perceberá que o boxe oferece um dos treinos físicos mais abrangentes, combinando exercícios de fortalecimento corporal completo e resistência cardiovascular, projetados para aprimorar equilíbrio, coordenação e reflexos. Um treino de boxe pode tonificar suas costas, estabilizar seus músculos do ombro e até mesmo exercitar partes das pernas que você não sabia que existiam. Ele desafia você mental e fisicamente, fortalecendo seu corpo contra lesões.
"O boxe mantém você em alerta", afirma Dwight Pratchett, instrutor de boxe na academia Main Street Boxing and Muay Thai, em Houston. Você não precisa necessariamente socar algo (ou arriscar ser socado) para colher os muitos benefícios - embora socar um saco pesado certamente te ajude a liberar o estresse acumulado. Mesmo sem acesso a uma academia de boxe, você pode incorporar o treino de boxe em sua rotina de exercícios. O equipamento necessário é mínimo.
É sabido que os treinos de boxe podem ser incrivelmente desafiadores. É um dos esportes mais difíceis, exigindo alto nível de agilidade, velocidade, força, resistência e habilidade técnica. O treino tradicional foi desenvolvido ao longo de séculos para treinar lutadores para as demandas de uma luta, com o objetivo de maximizar velocidade e força. No entanto, muitos não percebem que os treinos de boxe também podem ajudar aqueles que não são boxeadores a melhorar seu equilíbrio e coordenação.
Comparado com a corrida, o boxe é um esporte de baixo impacto que requer uma gama maior de movimentos da parte inferior do corpo, promovendo força e mobilidade. Portanto, é benéfico para a saúde incluí-lo em seu exercício físico semanal.
Um treino tradicional geralmente começa com pular corda e treino de sombra, seguido de exercícios que usam o saco pesado, o saco de dupla extremidade e a bola de velocidade. O treino termina com exercícios corporais. A sessão é frequentemente dividida em rounds de três minutos de atividade seguidos por um minuto de descanso - um ritmo que se adapta naturalmente ao treino intervalado de alta intensidade (HIIT).
Começar pode ser tão simples quanto fazer um treino de sombra em casa e exercícios com o peso corporal. Existem muitos recursos que podem orientar seu treino em casa, incluindo aulas digitais. Uma corda de pular e uma esteira são bons investimentos iniciais aos quais você pode adicionar um saco de pancada mais tarde, se descobrir que gosta de boxe.
A força de um soco é gerada na parte inferior do corpo e transmitida através do tronco para os braços, trabalhando a parte inferior do corpo, o core, os músculos das costas e dos ombros, além dos membros superiores. "O boxe é um esporte que realmente começa de baixo para cima", diz Justin Blackwell, instrutor de Title Boxing baseado em Los Angeles. Mas isso começa com a postura correta.
A postura correta no boxe envolve ficar de pé com os pés na largura dos ombros, com o ombro da frente voltado para o oponente (ou para um espelho) e com os joelhos dobrados. Seu centro de gravidade deve estar um pouco direcionado para a perna de trás, quase como se você estivesse se apoiando na borda de um banco de bar. "Se você não estiver na postura correta, vai se sentir desequilibrado", afirma Pratchett.
A primeira vez que você pratica boxe pode ser surpreendentemente cansativa. Portanto, vá no seu ritmo, observando a boa postura e forma. Cada round deve durar três minutos, seguido por um minuto de descanso. E não se esqueça de colocar uma música animada para acompanhar. Se tiver energia, tente pular corda no estilo boxeador em vez de descansar.
Sign in with Google
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Estado de Minas.
Leia 0 comentários
*Para comentar, faça seu login ou assine