Enfrentar grandes traumas costuma ser uma tarefa bastante complicada quando não se tem ajuda profissional, porém, muitas vezes, as microagressões emocionais, que pensamos ser passageiras e momentâneas, podem durar mais do que se imagina. Os males, suas consequências e como lidar com esses desafios são abordados na obra “Pequenos Traumas”, escrita pela psicóloga Meg Arroll.





A autora é especialista em como se adaptar às diferentes etapas da vida e suas transições como maternidade, paternidade, menopausa, envelhecimento, mudança de peso, entre outros. PhD em psicologia médica e de saúde pela Universidade de Surrey, no Reino Unido, passou a escrever regularmente e já lançou seis livros. Diferentemente de outros profissionais da área, Meg se apresenta como profissional que não utiliza sofás, salas brancas ou pranchetas, mostrando-se ser uma pessoa amigável, acessível e genuína aos pacientes.

Ao analisar a saúde mental, ela pretende fornecer um guia para nos tornarmos pessoas psicologicamente mais sólidas.Com isso, é possível transformar nossa visão de mundo para evitar as consequências das microagressões, como ansiedade constante, alimentação inadequada, instabilidade financeira, esgotamento emocional e dificuldade para dormir.
 
 

O livro, lançado no Brasil pela Editora Vestígio, oferece soluções para casos considerados pouco relevantes e que comumente não têm tido atenção. Tendo como base sua experiência como psicoterapeuta, Meg Arroll apresenta um método contra os pequenos traumas, intitulado de abordagem CAA (Conscientização, Aceitação e Ação). A técnica é dividida em três passos, sendo eles: descobrir quais situações do cotidiano nos afetam, aceitar os pequenos traumas, e tomar atitudes em prol de uma vida mais saudável e com menos preocupações.




 
Leia mais: Descamação profunda: conheça a técnica peeling de fenol

Segundo a especialista, o tempo de abordagem para obter resultados positivos com a técnica varia de pessoa para pessoa. Ela destaca que a recuperação psicológica requer espaço e tempo para acontecer. “A única pessoa que pode fazer algo contra nossos pequenos traumas somos nós mesmos”, diz ela.

A leitura é direcionada a todos que buscam melhorias na saúde mental e qualidade de vida, auxiliando quem tem dificuldade de lidar com a ansiedade, estresse e outras questões sintomáticas devido aos “pequenos” problemas da vida cotidiana.

* Estagiária sob supervisão da editora Ellen Cristie.

(foto: Sextante/Reprodução)
 
Pequenos Traumas
Meg Arroll
Editora: Vestígio
Páginas: 288
Preço: R$ 67,90
Onde encontrar: Site da editora

compartilhe