Saúde mental
Segundo Daniel Oliveira, ortopedista especializado em coluna vertebral, a atividade física traz inúmeros benefícios à saúde física, mental e emocional. "Com ela, nós melhoramos a circulação sanguínea e reduzimos o risco de doenças cardíacas, diminuímos a pressão arterial, aumentamos o colesterol HDL e controlamos os níveis de açúcar no sangue."
Ela favorece a função cognitiva, o desempenho cerebral, a redução do estresse, da ansiedade e dos sintomas de depressão, através da liberação de endorfinas, que são substâncias químicas naturais do cérebro que promovem a sensação de felicidade e bem-estar, aumentam a energia e a disposição geral e melhoram a qualidade do sono. "Além disso, ajuda no controle do peso corporal, juntamente com a ingestão de uma alimentação equilibrada e nutritiva, prevenindo a obesidade, responsável por inúmeras outras doenças crônicas."
O ortopedista reitera sobre a importância do exercício para o fortalecimento muscular e ósseo, através de atividades de resistência, como levantamento de peso e treinamento com pesos. "Eles auxiliam no fortalecimento dos músculos e dos ossos, evitando a perda muscular relacionada à idade e condições como a osteoporose." Quando o assunto é coluna vertebral, o especialista fala sobre como os músculos das costas e core, quando estão fortes, favorecem a postura correta e a estabilidade da coluna, diminuindo o risco de lesões.
"Eles podem também promover a flexibilidade e a mobilidade, deixando a amplitude de movimento adequada e reduzindo a tensão nas articulações da coluna, prevenindo dores e desconfortos, além de estimular a circulação sanguínea e nutrição dos discos intervertebrais, fornecendo oxigênio e nutrientes a eles.
Luta da sociedade
Além da prática profissional, a sociedade também busca se exercitar de inúmeras maneiras e em vários lugares, como praças, ginásios e clubes.
*Para comentar, faça seu login ou assine