A menopausa é o período de vida da mulher na qual o corpo passa por mudanças hormonais intensas e com muitos sintomas nada simpáticos. Um deles é o aumento de peso e a consequente perda do tônus muscular. Esses sintomas, associados a outros, como perda de libido e calor excessivo, por exemplo, podem e devem ser amenizados com um estilo de vida mais saudável, incluindo a prática de exercícios e uma alimentação balanceada.



A Plenapausa, femtech que leva informação para mulheres que estão passando pela menopausa, reforça que as mudanças no corpo feminino durante o climatério são muitas. Antes mesmo de entrar na menopausa de fato, as mulheres começam a observar alterações físicas e emocionais causadas pela oscilação hormonal.

Segundo a fundadora e CEO da Plenapausa, Márcia Cunha, dentre esses sintomas indesejados está o ganho de peso e a má distribuição da gordura corporal. "Estudos e pesquisas como do International Journal of Obesity mostram que o ganho de peso na menopausa está diretamente ligado às quedas de estrogênio e à redução no gasto de energia, o que não significa que o consumo de calorias aumentou e, sim, que o que metabolismo está mais lento, ou seja, queimando menos calorias", explica.

Outro estudo do Journal of Aging and Physical aponta que as mulheres adeptas da reposição hormonal têm um gasto energético maior. Por sua vez, o Departamento de Endocrinologia da Universidade de Aarhus, na Dinamarca, revela, após acompanhamento de cinco anos com grupos de mulheres na menopausa, que aquelas que não fizeram reposição hormonal aumentaram em 2,4 vezes a gordura corporal.




Como controlar o ganho de peso na menopausa


Além da reposição hormonal, outro fator que pode ajudar nesse controle e amenizar os sintomas é a prática regular de atividades físicas, combinada como uma alimentação natural e saudável. A nutricionista da Plenapausa, Vanessa Fernandes Raio, afirma que uma alimentação equilibrada que priorize alimentos mais saudáveis, como a dieta low carb, junto com a prática de exercícios são ótimas formas da mulher na menopausa combater a oscilação de peso.

Leia também: Os 6 melhores alimentos para o cérebro, segundo professora de Harvard

"Importante priorizar alimentos naturais e orgânicos, os grupos ricos em proteína, evitar carboidratos, ficar atenta aos níveis de ferro e vitamina D, evitar alimentos calóricos e beber muita água. Com esses cuidados, a mulher terá resultados positivos e satisfatórios", explica. Importante ressaltar que a Terapia de Reposição Hormonal (TRH), assim como o uso de suplementos, devem ser direcionados como método para emagrecer. As mulheres que estão passando pela menopausa devem buscar acompanhamento médico e profissional

compartilhe