Durante o inverno é comum o consumo extra de carboidratos pois, com temperaturas mais baixas, o corpo precisa de mais energia para equilibrar a temperatura corporal, logo a consequência é uma busca maior por alimentos ricos em calorias e carboidratos – que são de rápida digestão. Felizmente, existem algumas estratégias eficazes para queimar os excessos de carboidratos por meio de exercícios físicos.
De acordo com Guilherme Micheski, gerente técnico da Smart Fit, quando a pessoa tem uma dieta com mais carboidrato disponível, o volume e a intensidade de treino podem ser ajustados para mais, como aumentar o tempo do treino e a carga: “O treinamento de resistência, por exemplo, é uma excelente maneira de queimar calorias e promover o uso de carboidratos como fonte de energia”, explica Micheski. Exercícios como levantamento de pesos, treinamento com elásticos ou o uso de máquinas de resistência podem ajudar a construir massa muscular magra e aumentar o metabolismo: ”Isso, por sua vez, ajuda a queimar o excesso de calorias, mesmo em repouso”, destaca.
Já o treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT) é um método de treinamento que envolve alternar entre períodos de alta intensidade e períodos de recuperação. Esses exercícios são conhecidos por aumentar o metabolismo e promover a queima de gordura. Ao praticar exercícios de alta intensidade, como sprints, burpees ou saltos, você pode aumentar a queima de carboidratos e calorias, mesmo após o término do treino.
Atividades aeróbicas
As atividades aeróbicas, como corrida, natação, ciclismo e dança, são ótimas opções para queimar calorias e eliminar o excesso de carboidratos. Essas atividades cardiovasculares aumentam o ritmo cardíaco, ajudando a aumentar a queima de gordura e carboidratos.
Yasmin Ashmad, nutricionista da Smart Fit Nutri, revela que há táticas e formas de controlar a vontade de comer carboidrato, como aumentar a quantidade de proteínas magras na alimentação, como frango, ovo ou tilápia. Também é recomendável incluir proteínas vegetais, como feijão, grão-de-bico e lentilha, além de vegetais verdes escuros, como escarola, espinafre e rúcula. Esses alimentos ajudam a reduzir a fome e a vontade de comer: “Com uma dieta rica em proteínas e fibras, o corpo demora mais tempo para digerir e fica saciado por mais tempo, diminuindo assim a vontade dos alimentos ricos em gorduras e açúcares”, ressalta Yasmin.
Leia também: Carboidratos não são vilões: aprenda a consumi-los sem comprometer a dieta
A Smart Fit montou um treino para turbinar o exercício durante o inverno:
Aquecimento
- 1 série | 45 seg | sem pausa
- Agachamento com salto
- Polichinelo
- Prancha isométrica
Parte principal
- 2 séries | 45 seg | intervalo 15 seg
- Agachamento insistido
- Afundo insistido
- Polichinelo
- Flexão de braço
- Remada curvada
- Polichinelo
- Abdominal completo
- Escalador
Volta a calma
- 1 série | 45 seg | sem pausa
- Pose da criança
- Alongamento de quadríceps
- Alongamento de peitoral