Ao contrário do que se pensa, o jogo de tarô não define o futuro - apenas ajuda a tomar as melhores decisões. Com o passar do tempo, surgiram alguns mitos sobre o tarô e as pessoas ficaram receosas sobre realizar consultas com medo do que as cartas poderiam mostrar.
Segundo Yara Vieira, astróloga do Astrocentro, é importante ter uma pergunta específica em mente no atendimento. Assim, as cartas escolhidas trarão esclarecimentos sobre uma determinada situação e até mesmo orientações de como seguir. Cada carta carrega um significado diferente e, a partir de sua posição na tiragem, é possível compreender sua mensagem aplicada à situação atual da pessoa.
"Lembre-se de que temos o controle sobre nossas ações, o livre arbítrio. Dessa forma, o oráculo pode nos mostrar os possíveis resultados das escolhas feitas no presente, ou como podemos agir hoje para garantir um amanhã da forma que queremos", explica Yara Vieira.
Alguns mitos sobre o tarô
Eles predizem o futuro com precisão?
As previsões sempre podem ser alteradas, a menos que você seja alguém que espera que sua vida seja incrível sem trabalhar para isso. Nesse caso, qualquer um poderia prever seu futuro com nenhum treinamento de leitura de cartas.
Leia também: Vício digital: como anda o sono do seu filho?
"Sempre entenda que nosso futuro está em nossas mãos e é o que fazemos dele - deve ser alterado com frequência. Nada, como nem mesmo um baralho de cartas, pode determinar como será o seu futuro. Este é mais um dos mitos sobre o jogo de tarot", explica Yara.
Precisa ser vidente para ler cartas de tarô?
Tudo que você precisa fazer é ouvir sua intuição. Se você for dotado de 'visão' e tiver vontade de aprender e compreender vários símbolos diferentes, então ter um baralho de cartas é o que você precisa.
As cartas invertidas significam que algo ruim vai acontecer'?
Não precisa ser necessariamente ruim, mas podem significar muitas outras coisas. As cartas invertidas têm significados diferentes, além de apenas terem repercussões.
Se eu tirar a carta da morte, vou morrer?
O tarô também não pode dizer quando você, ou qualquer outra pessoa, morrerá. Existem algumas cartas difíceis que refletem a dor e os desafios da vida, e a morte pode ser uma delas. A morte é sempre seguida por um novo começo. Também não está necessariamente relacionada a algo que vai acontecer, mas pode estar chamando sua atenção para algo que você está segurando ou experimentando no momento.
"O tarô é uma ferramenta de orientação, ele não tem o poder de mostrar como o seu futuro realmente será", aponta Yara.