Nikola Jokic, estrela do campeão da NBA Denver Nuggets, é um dos principais atletas do basquete americano. Com uma habilidade singular, é provavelmente o pivô mais completo da competição. Porém, nem sempre foi assim. Quando chegou aos Estados Unidos, o astro sérvio estava com 133 quilos, e um dos motivos foi o alto consumo de refrigerantes.
"O consumo excessivo de refrigerantes provoca efeitos diversos nos corpos de atletas. Por terem uma grande quantidade de calorias provenientes do açúcar, o consumo regular pode levar à obesidade, à diabetes e à problemas gastrointestinais. Isso acontece, pois as calorias líquidas não proporcionam a mesma sensação de saciedade que os alimentos sólidos", explica.
Ainda de acordo com a nutróloga, atletas profissionais devem evitar o alto consumo de refrigerantes por várias razões. Eles são calóricos, mas têm pouco ou nenhum valor nutricional. Eles fornecem calorias vazias, ou seja, calorias sem os nutrientes essenciais de que o corpo precisa para se manter saudável e funcionar adequadamente.
Leia: Nariz de Barbie: rinolastia para ter nariz perfeito da boneca vale a pena?
"Além de possuírem baixo valor nutricional, os refrigerantes são diuréticos, o que significa que podem aumentar a produção de urina e, potencialmente, levar à desidratação. A desidratação é especialmente prejudicial para os atletas, pois pode afetar negativamente o desempenho físico e a recuperação após o exercício", aponta.
Sign in with Google
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Estado de Minas.
Leia 0 comentários
*Para comentar, faça seu login ou assine