A rotina de treino pede alguns cuidados para garantir um bom desempenho, resultados e, acima de tudo, para manter a saúde em dia. Nutrição e exercícios são dois fatores importantes para a saúde geral e essa combinação é ainda mais eficaz quando se completam.
Segundo Fúlvia Hazarabedian, nutricionista e responsável pelo programa de nutrição Bio Nutri, da Bio Ritmo, alimentos ricos em carboidratos não podem faltar antes do treino, para que se tenha energia e consiga fazer todos os exercícios corretamente. "Se você quer ganhar músculos, você precisa comer mais do que vai gastar no treino. Sendo assim, quanto mais intenso o exercício, maior o consumo de carboidratos", explica Fúlvia.
Se o objetivo é o emagrecimento, o indicado por Fúlvia é não fazer uma refeição específica no pré-treino, mas garantir que a última grande refeição antes da academia tenha uma quantidade adequada de carboidratos e seja feita dentro de duas horas antes do treino e, independentemente da meta, a refeição deve ser de uma a duas horas antes de treino consumindo opções de massas e grãos integrais é o ideal.
Leia: 'Atletas de fim de semana' têm benefícios idênticos aos de quem se exercita regularmente
O mesmo serve para o pós-treino. Não é indicado ficar em jejum depois do treino, pois os nutrientes das comidas ajudam o corpo a se recuperar. Proteínas livres de gorduras que desaceleram sua absorção e carboidratos de rápida absorção são essenciais e devem ser consumidos em até duas horas após o treino. A nutricionista explica que a quantidade varia de pessoa para pessoa, dependendo do peso corporal e objetivo.
"Pense que você deve consumir de 1,8 a 2,2 g de proteína e 1 a 2 g de carboidrato (mais próximo do 1 se você quer emagrecer e mais próximo do 2 se quer ganhar músculo) por quilo do seu peso corporal a cada dia. Uma vez que você fez essa conta e determinou a quantia ideal para você, divida esse número pelo número de refeições que você vai fazer no dia, para ter uma absorção adequada dos nutrientes", aponta Fúlvia.