Com o aumento dos preços, ficou difícil seguir com alguns alimentos na dieta. Nesses casos, especialistas indicam inserir os alimentos da estação - aqueles produzidos de acordo com a safra, para economizar no preparo de refeições. Neste inverno, além de encontrar comidas da época com maior valor nutricional, é possível encontrá-las com facilidade nas gôndolas dos supermercados.
Neste mês, as temperaturas ainda se mantêm entre mínima de 13°C e máxima de 24°C — condição perfeita para o cultivo de alimentos como as folhas verdes. Segundo Pedro Nunes, nutrólogo, hortaliças como a couve , o espinafre e rúcula desempenham um ótimo papel no organismo. “Elas ajudam a controlar a quantidade de açúcar no sangue e são uma ótima fonte de fibras. Montar saladas ou refogados com couve ou espinafre pode ser uma boa pedida”, comenta.
O que devo consumir?
Além das hortaliças, a época também tem muitos tubérculos, como o inhame, mandioca que são fontes de energia importantes, já que o nosso corpo gasta mais energia para nos manter aquecidos. A lista de alimentos inclui, também, as frutas como a melancia e laranja lima, que possuem altos índices de vitamina C e a banana nanica, que contém vitaminas do complexo B (B12, B1, B2 e B6).
Leia também: 7 dicas para evitar ganho de peso após emagrecer com dieta
Leia também: 7 dicas para evitar ganho de peso após emagrecer com dieta
Entressafra
Todo alimento precisa de condições específicas de cuidado, como luminosidade e irrigação adequadas, para que a produção gere uma boa colheita. Entretanto, os alimentos produzidos fora do período de safra geram custos elevados, sendo importados ou produzidos em condições não favoráveis e menos sustentáveis. “As safras são benéficas inclusive na relação custo-benefício porque para a produção de alimentos da estação, utiliza-se bem menos agrotóxicos”, aponta o nutrólogo.
Sign in with Google
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Estado de Minas.
Leia 0 comentários
*Para comentar, faça seu login ou assine