O transtorno de ansiedade é um dos principais problemas de saúde mental da atualidade. De acordo com os recentes dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país mais ansioso do mundo e um dos líderes em casos de depressão. O cenário que vem se intensificando nos últimos anos, seja por motivos financeiros, insegurança quanto ao futuro ou falta de qualidade de vida, deve ser levado a sério. A recomendação é procurar ajuda e fazer pequenas mudanças no dia a dia.
As crises geradas pelo transtorno, além de afetar a saúde mental e física, podem atrapalhar no desenvolvimento dos estudos e no trabalho. O psiquiatra e especialista em ansiedade Flávio Nascimento, aponta que o tratamento profissional é fundamental para cuidar corretamente da condição e evitar pioras, no entanto, existem alguns cuidados simples que podem ajudar bastante no controle da condição e na redução do impacto do transtorno.
Flávio Henrique sugere cinco cuidados simples para ajudar a controlar a ansiedade, confira:
Distraia seus pensamentos
“Existem determinados pensamentos, que variam de acordo com as particularidades de cada caso, que estimulam a ansiedade, por isso, mudar seu foco para outras atividades é essencial para controlar esses pensamentos e alterá-los - evitando crises de ansiedade”, explica Flávio Nascimento.
Água fria
“Beber um copo de água ou tomar um banho gelado podem ajudar a acionar neurotransmissores relacionados ao bem-estar - aliviando os sintomas da ansiedade.”
Exercícios físicos
“A prática regular de exercícios libera endorfina, um neurotransmissor que melhora o humor e reduz a ansiedade, proporcionando uma sensação de bem-estar, possibilitando um melhor controle da ansiedade”, explica.
Leia também: Como a ansiedade pode influenciar doenças neurodegenerativas? Estudo revela
Leia também: Como a ansiedade pode influenciar doenças neurodegenerativas? Estudo revela
Respiração
“A respiração é uma poderosa ferramenta contra a ansiedade, pois permite o controle dos sintomas físicos, como sudorese, coração acelerado e estresse, gerando uma sensação de relaxamento. Sempre inspire pelo nariz e expire pela boca lentamente - sinta seu corpo durante cada respiração.”
Sono
“Manter uma boa higiene do sono e regularidade é essencial. Por isso, durma oito horas por dia, evite dormir apenas de madrugada e opte por dormir em um quarto totalmente escuro. Bons hábitos de sono ajudam a controlar melhor o humor, estresse e ansiedade”, aconselha.
Sign in with Google
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Estado de Minas.
Leia 0 comentários
*Para comentar, faça seu login ou assine