A dona de um petshop em Jacareí, São Paulo, viralizou ao compartilhar o processo de lavagem dos cabelos com produtos próprios para cães e dizer que se surpreendeu positivamente com o resultado final. Mas será que isso pode prejudicar a saúde capilar de alguma forma? Ou de fato, os produtos podem ser bons aliados?

É importante considerar que os órgãos que fiscalizam esses tipos de produtos para garantir a qualidade e, principalmente, a segurança para o consumidor são diferentes: produtos de uso veterinário são de competência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e cosméticos, para uso em humanos, são regulamentados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 





Leia:
 Anvisa libera venda de 930 pomadas para modelar cabelos; veja a lista

A tricologista Patrícia Marques explica que em um primeiro momento é importante saber se o produto foi testado e se tem liberação de uso pelo órgão competente. Depois, a utilização dos produtos pet por humanos não está recomendada porque eles foram desenvolvidos para um animal e suas próprias características, que são diferentes das características dos humanos, assim como a composição dos produtos, um indicado para pelos e outro para cabelos.

Problemas no couro cabeludo

Patricia Marques, tricologista, diz que a utilização dos produtos pet por humanos não é recomendada porque eles foram desenvolvidos para um animal e suas próprias características, que são diferentes das características dos humanos

(foto: Arquivo Pessoal)
“Pessoas que são alérgicas ou que já têm algum histórico de problemas no couro cabeludo devem ter ainda mais cuidado com a hipersensibilidade ou outro dano à saúde. Eu não faria essa recomendação”, explica Patrícia Marques.

Sobre a ordem correta dos produtos na lavagem dos cabelos, também citada no vídeo, Patrícia Marques explica que primeiro é recomendado o uso pré-xampu, depois o xampu, a máscara e o condicionador, sendo que o pré-xampu e o xampuxampu devem ser usados apenas no couro cabeludo: “A recomendação é passar no couro e espalhar a espuma no comprimento dos cabelos, isso já é suficiente para limpar”, revela Patrícia Marques. 





Leia: Envelhecimento do couro cabeludo: cuidados com cabelos após os 50 anos

A tricologista destaca que a máscara é o produto que, de fato, promove um tratamento nos cabelos, sendo que a de hidratação tem mais água, a de nutrição, mais lipídeos, e a de reconstrução, mais aminoácidos, que são proteínas. “Para finaizar, a recomendação é usar um condicionador com PH ácido para fechar bem as cutículas e dar mais brilho aos fios.”

compartilhe