O Ministério da Saúde confirmou nessa quinta-feira (17/8) o primeiro caso da nova variante do coronavírus EG.5, mais conhecida como Éris, no Brasil. A paciente trata-se de uma mulher de 71 anos, que tem o esquema vacinal completo.  
O caso foi registrado em São Paulo e, segundo o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), a paciente já está curada. Ela apresentou os primeiros sintomas de febre, tosse, fadiga e dor de cabeça em 30 de julho e coletou material para exame de laboratório em 8 de agosto. 




Variante Éris

A nova mutação da COVID-19, EG.5, foi classificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) de baixo risco à saúde. A Éris cresceu globalmente, em especial nos Estados Unidos, no Reino Unido e na China. 

Recomendação

O Ministério da Saúde recomenda que a população se vacine, especialmente os grupos de maior risco de agravamento pela doença, e que siga as medidas de prevenção e controle não farmacológicas, incluindo o uso de máscaras em locais fechados, mal ventilados ou aglomerações, além do isolamento de pacientes infectados com o vírus SARS-CoV-2. A recomendação também vale para pessoas com sintomas gripais.

compartilhe