Diante das críticas pela rapidez com que Fausto Silva, o Faustão, conseguiu um transplante de coração, João Guilherme Silva, filho do apresentador, que foi operado neste domingo (27/8), decidiu se manifestar nas redes sociais.
Por meio da função Stories no Instagram, ele compartilhou com seus seguidores uma mensagem de Enzo Celulari, filho dos atores Cláudia Raia e Edson Celulari. “Seguimos em oração pela rápida recuperação do nosso querido Fausto após a realização do transplante bem sucedido. Informem-se antes de julgar”, diz a mensagem, ratificada por João Guilherme.
Logo, o filho de Faustão faz frente às acusações de que o apresentador possa ter recebido algum tipo de benefício, o que é ilegal. Nessa toada, o Ministério da Saúde emitiu um comunicado no início da noite deste domingo no qual diz que o caso de Faustão foi “priorizado na fila de espera em razão de seu estado muito grave de saúde”.
“Ele recebeu um coração após constatada a compatibilidade necessária para o procedimento, assim como os outros sete transplantados no estado de São Paulo”, diz a nota em referência ao total de procedimentos desta natureza realizados na última semana, entre 19 e 26 de agosto.
“A lista para transplantes é única e vale tanto para os pacientes do SUS quanto para os da rede privada. A lista de espera por um órgão funciona baseada em critérios técnicos, em que tipagem sanguínea, compatibilidade de peso e altura, compatibilidade genética e critérios de gravidade distintos para cada órgão determinam a ordem de pacientes a serem transplantados”, explica o Ministério da Saúde.
Ainda conforme a pasta, quando os critérios técnicos são semelhantes, a ordem cronológica de cadastro, ou seja, a ordem de chegada, funciona como critério de desempate. “Pacientes em estado crítico são atendidos com prioridade, em razão de sua condição clínica”, completa o comunicado.
Faustão era segundo na fila, afirma governo paulista
Ao todo, 12 pacientes, segundo a Central de Transplantes do Estado de São Paulo, foram identificados no sistema em conformidade com os requisitos para a cirurgia. Desse total, quatro apareciam como prioritários, com Faustão na segunda colocação. Com a recusa da equipe transplantadora para o primeiro colocado, o apresentador acabou beneficiado. Embora potenciais incompatibilidades entre receptor e doador possam ocasionar a desistência do órgão pela equipe médica, o governo não explicou o motivo.O apresentador fazia diálise e estava internado desde 5 de agosto no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, tratando uma insuficiência cardíaca. A cirurgia ocorreu no início da tarde e durou cerca de duas horas e meia.
Em nota, o hospital informou que foi acionado pela Central de Transplantes do Estado de São Paulo na madrugada deste domingo, quando foi iniciada a avaliação sobre a compatibilidade do órgão.
Sign in with Google
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Estado de Minas.
Leia 0 comentários
*Para comentar, faça seu login ou assine