pessoa coça o braço irritado, com alergia

Marcha Atópica: evento dia 17 de setembro, às 9h, na Praça da Assembleia

Freepik


Se você é portador de dermatite atópicaasma grave, rinossinusite crônica com pólipo nasal ou esofagite eosinofílica, certamente já devem ter ouvido falar em 'Marcha Atópica". Esse é o tema do evento que ocorrerá no dia 17 de setembro, às 9h, na Praça Carlos Chagas, mais conhecida como Praça da Assembleia, no Bairro Santo Agostinho, região Centro Sul de Belo Horizonte.

O evento busca dar voz aos prováveis 10% da população mineira que convive com algum tipo de atopia. Segundo a Organização Mundial da Saude (OMS), essa é a prevalência global dessas doenças, sendo que o diagnóstico correto feito pelo especialista, bem como o acesso as medicações corretas, são o grande desafio no manejo das doenças da chamada "Marcha Atópica".

Leia: Dermatite atópica: dermatologistas alertam pais sobre a doença.

Para o fundador da Atópicos Brasil – Associação Brasileira de Pacientes Alérgicos, Crônicos e de Doenças Raras, Mário Celso Cavaca, o desafio é ainda maior.

Mario Cavaca

Presidente da Atópicos do Brasil, Mário Cavaca, alerta que inexistência de Protocolos Clínicos de Diretrizes Terapêuticas, sobretudo em Minas Gerais, dificulta vida paciente atópico

Arquivo Pessoal


De acordo com Mário Cavaca, "a inexistência de Protocolos Clínicos de Diretrizes Terapêuticas, sobretudo em Minas Gerais, dificulta a jornada do paciente atópico, que muitas vezes recorre a inúmeras terapias onerosas e sem eficácia comprovada. Ou com muitos efeitos colaterais"

Leia:  Dermatite: produto desenvolvido na UFJF ganha prêmio nacional.

Mário Cavaca reforça que já existem moléculas capazes de transformar a vida dos pacientes para melhor e que precisam ser discutidas pela sociedade e pelo poder público.

cartaz

Cartaz da Macha Atópica

Atópicos do Brasil/Divulgação