grupo de aposentados ativos maduros vestindo roupas esportivas, fazendo exercícios matinais na grama

"O Esporte na Quebrada", iniciativa patrocinada pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, da Prefeitura de Belo Horizonte, nasce com a missão de democratizar o lazer e o esporte recreativo, promover saúde, bem-estar e interação social

Freepik


A Associação Ciência e Esporte (ACE) realizará entre os dias 13 e 16 de setembro, em três locais da capital mineira, o evento gratuito “Esporte na Quebrada”, com uma vasta programação de palestras, atividades físicas, culturais e de lazer para o público de todas as faixas etárias, incluindo pessoas com deficiência, além de aferição de pressão arterial, glicemia capilar e orientações sobre uma alimentação saudável e de combate ao tabagismo. O programa contará com a presença do medalhista panamericano, campeão brasileiro e bicampeão estadual de levantamento de pesos, Gabriel Jesus.

Quase metade dos brasileiros adultos não pratica os níveis de atividade física recomendados pela Organização Mundial da Saúde, segundo dados do Ministério da Saúde, o que coloca o país como o mais sedentário da América Latina e na quinta posição do ranking mundial, conforme a OMS.

 

 A agência internacional revela também que a falta de atividade física é responsável por quase dois milhões de mortes anuais no mundo todo e por doenças que 500 milhões de pessoas irão desenvolver até 2030, entre elas, cardiovasculares, cognitivas, obesidade, pré-diabetes e diabetes tipo 2, doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA) e câncer.

Nos três dias de evento, haverá atividades físicas e culturais, jogo amistoso, oficinas e palestras para o público de todas as faixas etárias. Além disso, aferição de pressão arterial e glicemia capilar;  orientações sobre alimentação saudável e o combate ao tabagismo.

Iniciativa 

“O Esporte na Quebrada”, iniciativa patrocinada pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, da Prefeitura de Belo Horizonte, nasce com a missão de democratizar o lazer e o esporte recreativo, promover saúde, bem-estar e interação social. 

Comprovadamente, os exercícios físicos reduzem o risco de desenvolvimento de doenças crônicas e mentais, que estão diretamente associadas ao sedentarismo - agravado quando é combinado ao tabagismo, consumo de bebida alcoólica e am uma dieta desequilibrada e rica e alimentos ultraprocessados. 

A recomendação da OMS é que os adultos façam entre 150 e 300 minutos de atividade física moderada por semana, e crianças e adolescentes, uma média de 60 minutos de exercício moderado por dia”, destaca o responsável pelo projeto, profesor Rafael Almeida, mestre e doutor em Ciências do Esporte pela UFMG e especialista em Esporte de Alto Rendimento pelo Comitê Olímpico Brasileiro.

Leia também: Sedentarismo pode ser tão nocivo quanto fumar; entenda as ameaças à saúde

Na praça Marco Antônio Menezes (rua São Marcos, 310, bairro Sagrada Família) o “Esporte na Quebrada” promoverá vivências, oficinas e aulas de força e longevidade, funcional, dança, futmesa, futvolei, hata yoga, capoeira, iniciação esportiva, palestra “Combate ao Sedentarismo”, apresentação de patinação artística, futebol amistoso entre os jogadores da comunidade e show de encerramento com Beto Trem Chic. 

O público estimado é de 500 pessoas e os ingressos poderão ser retirados gratuitamente pelo Sympla, além da programação completa (https://www.sympla.com.br/esporte-na-quebrada__2132350). “Haverá sorteio de brindes e arrecadação de alimentos não perecíveis para”, detalha o diretor técnico.