Neste ano, a ex- ginasta Danielle Hipólito revelou que quase morreu em decorrência da pielonefrite, diagnosticada após cinco meses de idas e vindas ao hospital e várias internações. O quadro da doença é decorrente de uma infecção urinária. É preciso ficar em alerta para pequenos sinais e adotar medidas preventivas para evitar esse tipo de infecção.
Dor lombar, calafrios e febre são alguns dos sintomas da pielonefrite, uma das mais graves infecções do trato urinário (ITU). A pielonefrite é uma inflamação renal, geralmente ocasionada pela ação de bactérias nos rins e ureteres. Normalmente, tem a infecção iniciada na uretra e bexiga e, quando não devidamente tratada ou como consequência de outros fatores de risco, evolui para o acometimento renal.
A doença pode levar à falência dos rins, septicemia e até à óbito. Exige acompanhamento médico e, em muitos casos, necessita de tratamento hospitalar. A infecção urinária é comum em mulheres, sendo que cerca de 20% delas terão, no mínimo, um quadro de infecção urinária durante a vida.
Leia também: Liam Payne deixa o hospital após grave infecção renal
Leia também: Liam Payne deixa o hospital após grave infecção renal
Para evitar que doença, normalmente iniciada a partir de uma infeção urinária comum, evolua para estágios mais graves, é essencial que o diagnóstico seja feito precocemente. Os exames mais indicados são a urina rotina, a pesquisa da bactéria através de uma coloração (coloração de Gram) e a urocultura. A vantagem dos dois primeiros recai na possibilidade de serem liberados mais rapidamente, o que pode já direcionar o tratamento mais indicado.
Sign in with Google
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Estado de Minas.
Leia 0 comentários
*Para comentar, faça seu login ou assine