No próximo sábado, 30 de setembro, a partir das 9h, acontece a primeira Conferência Livre Nacional de Saúde Mental das Periferias, em formato virtual. O evento é promovido por organizações e coletivos de periferias de todo o Brasil – urbana, do campo, da floresta e das águas - e pretende debater, refletir e elaborar propostas de ação voltadas à promoção de saúde mental de populações que experimentam a vida em condições de múltiplas incidências de sofrimento e adoecimentos nesses territórios, incidindo política e estrategicamente na 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental a ser realizada entre 11 e 14 de dezembro de 2023, em Brasília. A última conferência nacional aconteceu há 12 anos.
Seguindo as diretrizes do livro “a Política de Saúde Mental é um Direito das populações periféricas”, o evento tem como eixo principal o fortalecimento do Sistema único de Saúde (SUS), o cuidado de saúde mental em liberdade e o respeito aos Direitos Humanos. Além disso, as políticas de saúde mental, a partir dos princípios de universalidade, integralidade e equidade do SUS; a gestão, o financiamento, formação e participação social na garantia dos serviços de saúde mental; e os impactos sobre a população e os desafios de suporte psicossocial durante e pós-pandemia serão debatidos no encontro.
A conferência recebe o apoio da Coordenação de Cooperação Social da Presidência da Fiocruz (CCSP/Fiocruz), da Assessoria de Relações Institucionais da Presidência da Fiocruz, do Programa Institucional de Articulação Intersetorial em Violência e Saúde da Fiocruz e do Programa Institucional sobre Política de Drogas, Direitos Humanos e Saúde Mental da Fiocruz.
As inscrições estão abertas. Acompanhe as redes sociais da conferência. Dúvidas e sugestões podem ser enviadas para confsaudementalperiferias@gmail.com.
Serviço
Conferência Livre Nacional de Saúde Mental das Periferias
Data: 30/09/2023 (sábado)
Local: Plataforma Zoom
Horário: 9h às 16h30
Inscrição: @confsaudementalperiferias