Mesmo com tanta informação sobre a importância da hidratação e consumo de água para o bom funcionamento do organismo, estudos revelam que mais de 50% das pessoas não consomem a quantidade diária recomendada. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cada indivíduo deve ingerir, em média, dois litros de água por dia.
O estudo do NIH demonstrou que o nível de sódio no sangue era maior entre pessoas que não se hidratavam bem e, com isso, os cientistas concluíram que pessoas cujo sódio sérico na meia-idade excede 142 mmol/l têm maior risco de:
- Serem biologicamente mais velhas que suas idades cronológicas (50%)
- Desenvolverem doenças crônicas (39%)
- Morrerem mais jovens (21%)
Coordenadora de nutrição e dietética pelo São Cristóvão Saúde, Cintya Bassi ressalta a importância do consumo de água. "Ela participa de praticamente todas as funções, sendo essencial a todos os tecidos corporais e fundamental no transporte e diluição de diversas substâncias, além de macro e micronutrientes, auxiliando também no processo de digestão, absorção e excreção. Auxilia ainda a eliminação de toxinas e filtração renal", enfatiza.
Leia: Estudo alerta para alta incidência de suicídio na adolescência
De acordo com a especialista, para saber a quantidade certa para cada pessoa, a conta seria 35 ml para cada quilo de peso. "Apesar do parâmetro, a recomendação pode ser ainda mais individualizada se levar em conta fatores como clima, idade e sexo, sendo que quanto mais envelhecemos, menos água corporal temos e mais vulneráveis a perda ficamos", acrescenta.
Dessa forma, uma pessoa cujo peso é 70 quilos precisa de 2.450 ml de água ao dia. "Essa quantidade total pode ser composta por água, água de coco, água com gás, água saborizada, suco natural e chás", sugere Cintya. Além disso, outro meio de reforçar a hidratação é "comendo" a água. "Nesse sentido, os alimentos que mais ajudam são melancia, morango, pêssego, framboesa, abacaxi, pepino, abobrinha, tomate, cenoura, alface, espinafre e repolho", aponta a especialista.