Um caso recente chamou a atenção para os possíveis riscos associados à aplicação de lentes de contato dentais. Uma jovem inglesa sofreu uma reação alérgica grave após a aplicação das lentes. Lily Lindsay, de 29 anos, viralizou com um vídeo no Tik Tok com imagens das grandes manchas vermelhas e descamação que a reação causou em sua pele, inicialmente no rosto e, depois, em todo o corpo.
@lily_jl1 My eczema face journey, I've been touched by some of the brave eczema and TSW posts I have seen so far. Sharing posts like this can lead to us helping one another so we can become more comfortable and less flare ups. Eczemas really difficult, especially ehen you don't know why its flared up! Please feel free to share your stories and things i can try %uD83E%uDD0D #eczema #eczemaawareness #eczemaflareup #eczematok #dermatologist #doctor #doctorderm #dermdoctor #steroid #tsw #topicalsteroidwithdrawal #dryskin %u266C TV - Billie Eilish
A cirurgiã dentista Larissa Valadares, especialista em ortodontia, DTM e bruxismo, explica que esse tipo de reação é imprevisível, mas que é importante ter atenção ao profissional escolhido para realizar o procedimento. "Embora seja raro, algumas pessoas podem desenvolver alergias a materiais usados em lentes de contato dentárias, como resinas ou porcelana. Não é impossível. O paciente deve ter cuidado ao escolher o profissional para realizar o procedimento e certificar-se se o mesmo utiliza produtos de qualidade e aprovados pelas autoridades competentes. Além disso, deve manter higienização adequada e realizar consultas periódicas com o dentista".
Atenção aos sintomas
Larissa Valadares esclarece ainda que a alergia é uma ocorrência que depende da reação do organismo, de forma individual. "Os sintomas podem ocorrer tanto localmente (região oral) quanto em outras partes do corpo. As manifestações bucais geralmente envolvem inchaço, sangramento, vermelhidão e descamação na gengiva e mucosa oral. Já os sintomas sistêmicos em geral envolvem coceira, vermelhidão, inchaço na face, pode haver também febre, falta de ar, tontura, entre outros".
Para a cirurgiã dentista, é importante também que os profissionais realizem testes alérgicos antes de procedimentos como esse. "É fundamental fazer uma avaliação completa da saúde bucal do paciente, bem como testes alérgicos, para evitar reações adversas".
Caso haja a suspeita de que um procedimento bucal realizado está relacionado a esse tipo de sintoma, a remoção pode se fazer necessária. "O tratamento imediato e a remoção das lentes de contato são essenciais quando uma reação alérgica é detectada. O ideal é procurar o profissional que realizou as lentes de contato para fazer a remoção imediata. A prioridade é garantir o conforto e a saúde do paciente. Em casos graves, pode ser necessário substituir as lentes por materiais hipoalergênicos".
Prevenção
Para evitar casos como esses, Larissa enfatiza a importância de uma avaliação cuidadosa e da comunicação aberta entre o paciente e o dentista. "O paciente deve compartilhar qualquer histórico de alergias conhecidas com seu dentista, e estar atento a qualquer desconforto após o procedimento, não hesitando em entrar em contato caso perceba algo incomum ou algum tipo de incômodo".
Leia: Estudos mostram ligação entre saúde mental e convívio com pets
Além disso, ela aconselha os dentistas a realizarem testes de sensibilidade antes de iniciar qualquer procedimento com materiais odontológicos. "As resinas compostas são os materiais mais relacionados aos raros casos de alergia, então, os testes são uma prática recomendada para garantir a segurança e o bem-estar do paciente, que devem ser prioridade em qualquer procedimento".
*Para comentar, faça seu login ou assine