Segundo a nutricionista Camila Correa Dornelles, que atua na UBS Jardim São Bento – gerenciada pelo CEJAM em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo –, a relação entre alimentação e saúde mental está ligada à produção de neurotransmissores relacionados às emoções. Além disso, a nutricionista explica que desequilíbrios na flora intestinal podem contribuir para inflamações que afetam a produção desses neurotransmissores.





A serotonina, por exemplo, possui um papel fundamental na regulação do humor, sono, apetite e sensação de bem-estar, e no desempenho de funções como memória e aprendizagem. Dessa forma, baixos níveis de serotonina podem interferir na saúde mental, ocasionando situações de insônia, isolamento social, baixa autoestima, tristeza e, em casos mais sérios, depressão e ansiedade.

Um estudo publicado recentemente no Journal of Affective Disorders associou a ingestão em excesso de alimentos ultraprocessados como um fator de risco para o desenvolvimento de transtornos psicológicos, como a depressão. Nesse sentido, a alimentação pode, de fato, ser uma grande aliada na prevenção e no tratamento dessas doenças.

A profissional orienta que esses alimentos podem ser distribuídos nas refeições ao longo do dia (confira ao lado) e reforça a importância do consumo de água e, se possível, outros líquidos como chás de ervas.





"Ter equilíbrio nas refeições é fundamental. Pequenas mudanças ao longo do tempo podem ter um impacto positivo e duradouro na saúde mental.”

O que evitar?

Alimentos com alto teor de gorduras, aditivos, açúcares refinados, carboidratos simples e cafeína, como doces, refrigerantes, enlatados, energéticos e café, além de bebidas alcoólicas, devem ser evitados ou consumidos com moderação.

"Quando nos sentimos ansiosos ou estressados, muitas vezes, recorremos a alimentos ricos em açúcar ou gordura para nos confortar. Esses alimentos podem fornecer uma sensação temporária de alívio, mas também podem levar a um ciclo vicioso de compulsão alimentar e sentimentos negativos", completa Carolina. 

eles vão te deixar feliz

Frutas, legumes, verduras e carnes magras são a base de uma alimentação saudável e devem ser consumidos ao longo do dia. veja a lista abaixo:
 
 
Ácidos Graxos Ômega-3
presentes em peixes, castanhas e sementes

Antioxidantes
 frutas e vegetais coloridos são ricos em antioxidantes, como vitamina C e E

(foto: ISTOCK)

Vitaminas do Complexo B
presentes em carne magra, frango, ovos, legumes, grãos integrais, espinafre e abacate
 

(foto: ISTOCK)
 
Triptofano
 presente em queijos, amendoim, ovos, peixe, batata, leite, banana, abacate e chocolate amargo
 
 
Magnésio
presente em vegetais de folhas verde-escuras, nozes, sementes, abacate, banana e grãos integrai
 

(foto: ISTOCK)
 
Probióticos
presentes em iogurtes, kefir e chucrute

compartilhe