Um comprimido por dia ao invés de dois. Pessoas que vivem com o vírus HIV (imunodeficiência humana) têm, agora, um medicamento único, que promete facilitar a vida dos usuários. É que o remédio combina dois antirretrovirais, sendo ambos fornecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) - a Lamivudina e o Dolutegravir. 





Com o uso da associação medicamentosa, é possível minimizar a não-aderência, já que reduz o uso de múltiplos medicamentos em várias doses diárias. Além de simplificar o esquema terapêutico, o remédio favorece o cuidado contínuo ao longo de toda a vida e mantém a carga viral controlada.

Aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a previsão é de que Dovato chegue ao Brasil no fim deste ano; no momento, está em fase final de licitação e distribuição. 

Ronaldo Campos Hallal, infectologista que integra o corpo clínico da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e do Hospital Mãe de Deus, explica que a lei 9.313, de 13 de novembro de 1996, versa sobre a distribuição gratuita de medicamentos aos portadores de HIV e doentes de Aids, assim como o acesso a todos os tratamentos decorrentes da doença. "Periodicamente, os protocolos são atualizados, mas desde 2017 não há nenhuma mudança."





Leia também: Aumento da imunidade beneficia crianças que convivem com pets 

Atualmente, uma equipe formada por especialistas na área, ligada ao Ministério da Saúde, e dividida em comitês, propôs a introdução dessa medicação única, pensando em vários benefícios: na melhoria da adesão dos pacientes, na redução de pacientes que abandonam o tratamento e no controle de doenças oportunistas, entre as quais a tuberculose. 

Presente no Congresso da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), em Salvador (BA), no mês passado, Hallal lembrou do coquetel anti-HIV, muito utilizado como primeiro tratamento nos anos 1990. "Se antigamente era comum que os pacientes tomassem cerca de 10 comprimidos por dia, com essa mudança seria somente um." 

* A editora viajou a convite da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI). 

compartilhe