A temporada de 2019 do futebol brasileiro será inaugurada hoje, com o início da Copa São Paulo de Juniores, considerada o principal celeiro de craques do país e que neste ano terá a participação de 132 equipes de todos os estados. Para os mais de 2 mil jovens jogadores que dão os primeiros passos em busca de uma carreira profissional, a competição é oportuna para ganhar visibilidade, chamar a atenção de olheiros que acompanham atentamente as partidas ou mesmo cavar uma vaga nos grupos principais de seus times.
Minas será mais uma vez representada pelo trio da capital, América, Atlético e Cruzeiro, além do Uberlândia, campeão mineiro Sub-20 do interior no ano passado – o quarteto só estreia amanhã. Desde 2007 a Copa São Paulo não tem um vencedor mineiro: na ocasião, a Raposa bateu o São Paulo nos pênaltis, no Pacaembu. O Galo já ganhou a copinha três vezes (1976, 1977 e 1983), enquanto o Coelho se sagrou campeão em 1996.
Na teoria, os favoritos ao título são Flamengo (atual campeão), Palmeiras, São Paulo, Corinthians e Santos. Mas os clubes de Belo Horizonte levam para o interior de São Paulo equipes fortes, com vários atletas que já integram o time profissional. O Atlético contará com o volante Neto (de 16 anos), o armador Bruninho (18), o lateral Hulk (19) e o atacante Alerrandro (18), relacionados várias vezes por Levir Culpi no ano passado. O Cruzeiro tem como destaque o lateral-direito Luiz Gustavo (19) e o atacante Vinícius Popó (17), que já treinaram com Mano Menezes e são considerados joias do clube. E o América terá o zagueiro Sabino, de 19, presente no banco de reservas em vários jogos da equipe.
Alerrandro acredita que poderá ser um dos líderes do Galo, que estreia contra o Aquidauanense-MS, em Diadema, pelo Grupo 29: “Pelo fato de ter passado o ano inteiro no profissional, acho que posso ajudar muito meus companheiros e fazer um bom trabalho. É uma competição muito importante, de visibilidade grande, e temos que estar bem preparados para dar nosso melhor”.
A expectativa de Ricardo Resende, técnico do Cruzeiro, é de que a equipe cumprirá bem as etapas na Copa São Paulo. “Pensamos a formação dos jogadores como um caminho feito por etapas. Queremos inserir os atletas dentro desse contexto desde o princípio, porque o resultado se dará pelo surgimento de atletas cada mais prontos para o time principal. É um grupo que tem capacidade para almejar voos altos na Copinha, bem como na sequência de 2019”. A Raposa estreia amanhã, às 16h, contra o Babaçu-MA, em Marília, pelo Grupo 3.
O América – que jogará contra o Atlântico, às 20h, em São Carlos, pelo Grupo 10 – leva para São Paulo o armador Leo, de 19 anos, que participou das edições de 2017 e 2018. Com experiência na competição, ele espera que o Coelho supere as campanhas anteriores. “Fizemos boa campanha em 2018, quando saímos na terceira fase, nos pênaltis, para o time que chegou às semifinais. Mas vejo que nossa equipe atual está mais experiente. Acredito que nosso time promete chegar longe”, afirma.
TIMÃO ESTREIA Maior vencedor da Copinha, com 10 títulos, o Corinthians será uma das equipes a estrear hoje, diante do Capital-TO, às 21h30, em Itu, pelo Grupo 17. Mais cedo, às 19h15, o Ituano encara o Sinop-MT. Pelo Grupo 18, o Paulista abre a competição diante do Red Bull Brasil, às 17h15, em Jundiaí. O jogo de fundo será entre Vila Nova-GO e Porto-PR, às 19h15.