Com pouco mais de um mês de trabalho em 2019, o Cruzeiro usa o começo de Campeonato Mineiro para aprimorar a forma para chegar forte à Copa Libertadores – na qual estreia em 7 de março, contra o Huracán, em Buenos Aires. Porém, como manteve a base do ano passado, a equipe já arrancou forte, como acreditam os jogadores, que sonham alto com as conquistas dos títulos da competição sul-americana, do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil, além do Estadual.
E mesmo que seja início de temporada, eles apontam os principais concorrentes da Raposa na luta pelas metas ambiciosas. “Antes de a bola rolar, você escolhe (os favoritos), né?! Além do Cruzeiro, tem Palmeiras, Flamengo, o São Paulo montou um elenco bom... Começo de ano é assim, todo mundo analisa. Se eu fosse comentarista, colocaria Palmeiras, Flamengo, Cruzeiro, São Paulo, Athletico e Grêmio. É time pra caramba, o Brasil é sempre assim. Palmeiras e Flamengo pelas contratações; o Cruzeiro, que se reforçou bem e tem o Fred, um cara bom (risos)”, disse o atacante Fred, ontem em entrevista ao canal SporTV.
Todos os times listados pelo camisa 9 também estão na Libertadores, sendo que o Tricolor Paulista foi derrotado por 2 a 0 pelo Talleres no jogo de ida da segunda fase, em Córdoba, na noite de quarta-feira. Assim, só avançará se vencer por três gols de diferença a partida de volta na semana que vem, no Morumbi.
No caso do Palmeiras, Fred destaca a força financeira. Acredita porém, que só dinheiro não é suficiente para formar um time campeão: “(Dinheiro) Não ganha (título), mas ajuda, pois você contrata os melhores. Mas os melhores, quando entram em campo, são 11 contra 11. Tudo pode acontecer”.
Na mesma entrevista, o atacante lembrou a sensação após a goleada por 7 a 1 para a Alemanha, no Mineirão, pelas semfinais da Copa do Mundo de 2014. “A única lembrança que tenho, marcante, é do final do jogo. Não queria ir pra casa, não queria atender ninguém, estava desolado. Não deu para entender o que aconteceu. Acho que faltou um pouco de humildade, inclusive dentro do jogo. Estava 1 a 0 e todo mundo falou: ‘Vamos virar, vamos buscar’. No 2 a 0, falei: ‘Gente, vamos fechar a casinha’”, confidenciou.
FORÇA MÁXIMA O próximo compromisso do Cruzeiro é domingo, contra o Tupynambás, às 17h, no Mineirão, pela sexta rodada. Como o time tem três semanas livres para trabalhar (além desta), a tendência é que o técnico Mano Menezes escale o que tiver de melhor para tentar alcançar a liderança do Mineiro, atualmente com o América, adversário do domingo seguinte, no Independência.
“Já começamos a treinar com Thiago Neves e Rodriguinho, também com outros meias de qualidade. Então, estou bem esperançoso (de marcar muitos gols)”, afirmou Fred, que soma 63 gols em 90 jogos com a camisa azul, sendo o 32º artilheiro da história do clube.
ESTRELADAS...
EM TRATAMENTO
O atacante Sassá foi ausência no treino de ontem à tarde, na Toca da Raposa II. O jogador continua realizando trabalhos internos depois de reclamar incômodo no joelho esquerdo, mas não preocupa a comissão técnica. Quem esteve em campo mais uma vez foi o atacante David, mas fazendo fisioterapia.
Ingressos
Estão à venda, das 10h às 17h, no ginásio do Barro Preto e na Bilheteria Sul do Mineirão, os bilhetes para Cruzeiro x Tupynambás. Os preços partem de R$ 20 para os setores Amarelo Inferior e Vermelho Inferior e chegam a R$ 80 no Roxo Superior, inclusive para visitantes. Menores de 12 anos, maiores de 60 e estudantes pagam metade. Há ainda cota gratuita para menores de 12 anos, que deverão estar acompanhados de responsável com ingresso.