O Cruzeiro conta com sangue portenho para a estreia na Copa Libertadores de 2019, hoje, às 19h, contra o Huracán-ARG, em Buenos Aires, pelo Grupo B. O time terá a presença do volante Lucas Romero, que nasceu na capital argentina e conhece bem o futebol local, tendo sido formado no Vélez Sarsfield-ARG.
A intenção é estrear com o pé direito, ao contrário do que ocorreu no ano passado, quando foi derrotado por 4 a 2 pelo Racing, também em Buenos Aires. “Se Deus quiser e o treinador achar melhor que eu comece jogando, ficarei muito feliz. Nosso elenco está forte, chegamos bem à estreia. E ainda temos peças importantes se recuperando, como o Thiago Neves”, afirma o camisa 29, que considera a Libertadores uma competição “diferente” pelos aspectos que envolve, como a rivalidade. “Temos de ter muito foco, entrar ligados, pois detalhes fazem a diferença.”
Para o jogador, o fato de o adversário de hoje estar vindo de duas derrotas não significa facilidades, até porque estarão em casa e contando com o apoio da torcida. “Acho que vai ser um grande jogo, muito disputado. Eles têm bom time, ficaram muito tempo sem perder em casa. Mas temos de procurar ser protagonistas no jogo”, receita Lucas Romero, que finalmente vai ser firmando no meio-campo depois de ser improvisado na lateral direita.
Conhecedor profundo do futebol argentino, ele destaca a raça dos times do país vizinho como um dos maiores trunfos, além da aplicação tática. Porém, não vê o Cruzeiro em posição de inferioridade em nenhum quesito. “Temos de demonstrar que o futebol brasileiro também é forte”, declara.
Hoje, o Cruzeiro contará com “reforço” na torcida no El Palacio. Afinal, amigos e familiares de Lucas Romero e de outro argentino da Raposa, o também portenho e oriundo das categorias de base do Vélez Sarsfield Ariel Cabral, prometem marcar presença. “Vamos ter ao menos uns 40 torcendo pela gente. Vai todo mundo acompanhar, feliz por eu estar jogando”, diz o camisa 29.
Ele ganha importância não só no esquema do técnico Mano Menezes mas também para reivindicar com a arbitragem, que hoje será peruana. Muitas vezes os brasileiros têm dificuldades para argumentar em espanhol e os times acabam sendo prejudicados.
OPÇÕES Hoje, Mano Menezes terá à disposição o armador Marquinhos Gabriel, recuperado de problema físico. Porém, como o jogador só voltou a treinar no domingo, pode começar no banco, com Rafinha sendo titular. Outro que deixou o Departamento Médico e deve ser opção para o decorrer da partida é o atacante David.
Além de Thiago Neves, recuperando-se de lesão na panturrilha, não viajaram à Argentina o atacante Raniel, também contundido, e o zagueiro Dedé, que cumpre suspensão. Assim, a zaga deve ter Leo e Murilo, que não foi tão bem atuando ao lado do titular no empate por 1 a 1 com a URT, pela oitava rodada do Campeonato Mineiro.
O adversário Pelo lado argentino, o técnico Antonio Mohamed, conhecido como El Turco, deverá promover apenas uma mudança: o lateral-esquerdo Araujo dará lugar a Alderete. El Globo, como o Huracán-ARG é chamado, só ganhou um dos últimos sete jogos, sendo que na derrota por 1 a 0 para o Patronato, fora de casa, domingo, pelo Campeonato Argentino, o treinador poupou vários titulares, como Mancinelli, Chimino, Damonte, Auzqui e Gamba. Já Lucas Barrios, ex-Palmeiras e Grêmio, entrou apenas no segundo tempo.
ENQUANTO ISSO...
Novo patrocinador
O Cruzeiro apresentou, ontem, no hotel em que está hospedado em Buenos Aires, o novo patrocinador máster, Digimais Cruzeiro, um produto do Banco Renner. O contrato com a entidade financeira é de cinco anos e a logomarca já estará estampada no novo uniforme, que será estreado hoje, contra o Huracán-ARG. O clube celeste receberá cota fixa – valores não divulgados – anualmente, mas o montante poderá ser ampliado de acordo com o número de cruzeirenses que aderirem à conta digital. “Estamos lançando muito mais do que um patrocínio, é uma parceria. O Digimais será o banco do Cruzeiro. Os torcedores vão beneficiar enormemente o Cruzeiro. Teremos 50% dos lucros que esse esforço conjunto trará”, disse o presidente Wagner Pires de Sá. Para mais informações: digimaiscruzeiro.com.br.
FICHA TÉCNICA
HURACÁN X CRUZEIRO
Huracán: Silva; Chimino, Salcedo, Mancinelli e Alderete; Auzqui, Damonte, Rossi e Roa; Gamba e Lucas Barrios
Técnico: Antônio Mohamed
Cruzeiro: Fábio; Edílson, Leo, Murilo e Egídio; Henrique, Lucas Romero, Robinho, Rodriguinho e Rafinha (Marquinhos Gabriel); Fred
Técnico: Mano Menezes
1ª rodada do Grupo B da Copa Libertadores
Estádio: El Palacio
Horário: 19h
Árbitro: Diego Haro (PER)
Assistentes: Jonny Bossio e Jesus Sanchez (PER)
Trasmissão: facebook.com/cruzeirooficial e facebook.com/CopaLibertadores