A tão sonhada decisão de Liga dos Campeões envolvendo o argentino Messi contra o português Cristiano Ronaldo foi adiada mais uma vez. A Juventus, equipe liderada pelo camisa 7, deu adeus à competição de forma melancólica ao perder de virada para o Ajax por 2 a 1, ontem, em plena Arena Juventus, pelas quartas de final. Já o Barcelona, com grande atuação do camisa 10, confirmou o favoritismo e goleou o Manchester United por 3 a 0, no Camp Nou, carimbando o passaporte às semifinais.
Na Itália, a sensação era que Cristiano Ronaldo e os companheiros conquistariam vitória tranquila sobre o Ajax, que já havia surpreendido o tricampeão, Real Madrid, na fase anterior. O português abriu o placar para a Juve, de cabeça, depois de escanteio da direita. Mas, a partir daí, o que se viu foi um Ajax vibrante e sem medo de encarar a torcida adversária. O empate veio ainda no primeiro tempo, depois que Van de Beek dominou chute sem direção de Ziyech e chutou cruzado. A virada ocorreu na etapa final, com o zagueiro De Ligt, que subiu mais alto que os zagueiros da Juventus em cruzamento na área. No jogo de ida, as equipes empataram por 1 a 1, na Holanda.
O Ajax voltou a uma semifinal de Liga dos Campeões depois de 22 anos, quando havia sido parado pela própria Juventus.
A goleada do Barcelona foi construída com autoridade, especialmente graças à grande exibição de Messi, autor de dois gols. No primeiro, ele deu uma caneta no volante Fred e bateu no canto de De Gea. Pouco depois, ele contou com a ajuda do goleiro espanhol: ele recebeu no meio e bateu de direita, fraco, mas o goleiro aceitou. Outro destaque foi o brasileiro Philippe Coutinho, que acertou o ângulo de De Gea em chute de fora da área, uma de suas especialidades. Na comemoração do gol, o jogador fez desabafo ao colocar os dedos nos ouvidos, em protesto às críticas recebidas nos últimos jogos. No duelo de ida, o Barça venceu os ingleses por 1 a 0, na Inglaterra.
DESFALQUE DE PESO Desfalcado do artilheiro Harry Kane, o Tottenham tem a vantagem do empate contra o Manchester City, às 15h45 (de Brasília), no Etihad Stadium. O camisa 9 teve séria lesão no ligamento do tornozelo esquerdo e dificilmente voltará nesta temporada. O Citizens, que terá o brasileiro Gabriel Jesus no banco de reservas, precisa de vitória por dois ou mais gols de vantagem para passar de fase. No jogo de ida, o Tottenham venceu por 1 a 0.
No outro duelo, o Liverpool está em situação mais confortável: pode perder por um gol de diferença para o Porto, no Estádio do Dragão, que ainda assim conquistará a vaga nas semifinais, repetindo desempenho da temporada passada. Os portugueses só se classificam com goleada por três ou mais gols de diferença.