Belo Horizonte vai receber competidores de vários estados na pista do Parque Fazenda Lagoa do Nado, sábado e domingo, no 3º BH Skate Invasion, um dos principais eventos desse esporte no Brasil. O torneio faz parte das competições cinco estrelas, o nível mais alto pela Confederação Brasileira de Skate.
Duas legendas desse esporte estarão em Belo Horizonte: o sueco Tony Magnusson, de 56 anos, e o norte-americano Steve Alva. O primeiro é skatista profissional semiaposentado, que ganhou fama na década de 1980 por ter inventado várias manobras e se tornado um dos primeiros a abrir empresa especializada. Foi cinco vezes campeão do Legenda of Skateboard World Championships e tem no currículo participações nos principais campeonatos do esporte, incluindo o X-Games.
O norte-americano foi quem ajudou a expandir o estilo do skate vertical. Começou a praticar no terceiro ano escolar e rapidamente tornou-se um vencedor de provas, em 1978. Com seus bons resultados, foi o primeiro na área a ter patrocinadores pessoais. Foi o primeiro campeão de skate em provas de piscinas, em 1978, quando competidores passaram a usar também esses espaços.
O 3º BH Skate Invasion terá disputas sempre a partir das 10h. Até ontem, 128 skatistas de nove estados brasileiros e da Argentina tinham garantido inscrição. São 10 categorias: mirim, iniciante, amador, feminino, master, grand master, legend, grand legend, vintage e paraskate.
Um dos destaques é a categoria vintage, projetada para praticantes com idade a partir de 55 anos e que terá sua estreia nessa edição, disputada em bowl. O evento terá arquibancada para 400 pessoas, food trucks, DJ, escolinha de skate, oficina de grafite e atividades musicais no teatro de arena. Nas duas edições anteriores, o evento reuniu cerca de 1 mil pessoas nos dois dias. Foram mais de 100 skatistas entre 9 a 60 anos.
“Desde 2017, o BH Skate Invasion faz parte não só do calendário de Belo Horizonte como também do calendário nacional. Sempre contamos com atletas de renome e um excelente público. É um esporte cada vez mais popular no Brasil, praticado por pessoas de variadas faixas etárias e por atletas com deficiência, no caso o paraskate. Nosso intuito é dar visibilidade ao esporte, estimular as crianças e a todos para uma vida mais ativa e saudável”, disse o secretário de Esporte municipal, Elberto Furtado.