Depois de mais de duas semanas de jogos pelo restante da temporada regular na retomada da NBA, os playoffs finalmente chegaram. As 16 equipes seguirão na severa “bolha”, limitada apenas a atletas, integrantes das comissões técnicas, jornalistas e pessoas ligadas à organização, montada pela liga norte-americana de basquete no Walt Disney World Resort, em Orlando, na Flórida, nos Estados Unidos, por causa da pandemia do novo coronavírus.
Os mata-matas serão no formato tradicional, com séries em melhor de sete jogos. Nesta segunda, quatro partidas dão início à corrida até as finais.
Das 22 equipes que estiveram na bolha da NBA, seis voltaram para casa: Washington Wizards, New Orleans Pelicans, Sacramento Kings, San Antonio Spurs (que não ficava de fora dos playoffs há 22 anos), Phoenix Suns e Memphis Grizzlies – que perdeu a repescagem para o Portland Trail Blazers.
As duas melhores franquias da Conferência Oeste são os rivais de Los Angeles: o líder Lakers, do ala LeBron James, um dos candidatos a vencer o prêmio de melhor jogador da temporada; e o vice Clippers.
O Clippers, inclusive, entra em quadra já no primeiro dia dos playoffs, para enfrentar o Dallas Mavericks, pela primeira partida da série.
Atual campeão em quadra
Já na Conferência Leste, os dois melhores foram o Milwaukee Bucks, dono da melhor campanha na liga (56 vitórias e 17 derrotas) e liderado pelo ala grego Giannis Antetokounmpo, atual e novamente candidato a melhor jogador da temporada, e o Toronto Raptors.
A equipe do Canadá, atual campeã da NBA, também entra em quadra nesta segunda, quando faz o primeiro jogo da série contra o Brooklyn Nets.
Nos playoffs, a NBA seguirá transmitida para a TV brasileira em três canais: Band, SporTV e ESPN.
Confrontos dos playoffs
Conferência Oeste
Los Angeles Lakers x Portland Trail Blazers
Houston Rockets x Oklahoma City Thunder
Denver Nuggets x Utah Jazz
Los Angeles Clippers x Dallas Mavericks
Conferência Leste
Milwaukee Bucks x Orlando Magic
Indiana Pacers x Miami Heat
Boston Celtics x Philadelphia 76ers
Toronto Raptors x Brooklyn Nets