(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas SÉRIE B

Estreia de Pottker, punido por expulsão, é adiada

Com cinco jogos invicto e 77% de aproveitamento desde a chegada de Felipão, Cruzeiro visita o Botafogo-SP, vice-lanterna


06/11/2020 13:39 - atualizado 06/11/2020 13:47

O zagueiro Cacá comemora a regularidade do time e a estabilidade defensiva, tendo levado só um gol nas últimas partidas (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press 7/9/20)
O zagueiro Cacá comemora a regularidade do time e a estabilidade defensiva, tendo levado só um gol nas últimas partidas (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press 7/9/20)

A vida do Cruzeiro não está nada fácil, mas a equipe não desanima. Depois de não conseguir regularizar o armador Giovanni a tempo de enfrentar o Paraná na rodada passada, o clube não poderá contar com o atacante William Pottker diante do Botafogo-SP, nesta sexta-feira, às 19h15, em Ribeirão Preto, na primeira rodada do returno da Série B do Campeonato Brasileiro.

Nos dois casos, os atletas trabalharam com os companheiros durante a semana e viveram expectativa de estrear até a véspera das partidas. E isso fez com que o técnico Luiz Felipe Scolari mudasse os planos e buscasse soluções. Deu certo contra os paranaenses, com a Raposa fazendo 2 a 1, no Mineirão, e a expectativa é que dê certo hoje, no interior paulista.
 
 
Pottker, porém, não poderá atuar hoje porque o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) ampliou a punição pela expulsão diante do Atlético-GO, quando ainda atuava pelo Internacional. Inicialmente, ele havia sido suspenso por dois jogos por agressão ao volante Edson, com base no artigo 254-1 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), mas a procuradoria recorreu e ontem o pleno do STJD passou a pena para quatro jogos.

Assim, além de estar impedido de atuar hoje, também não poderá jogar contra o Guarani, segunda-feira, às 20h, no Mineirão, pela 21ª rodada da Segunda Divisão. A estreia, assim, seria apenas no dia 20, quando o Cruzeiro recebe o Figueirense, também no Gigante da Pampulha.

Sem Régis, suspenso por ter recebido o terceiro cartão amarelo, era grande a chance de Pottker ser escalado desde o início hoje. Ao menos Scolari tem Giovanni finalmente à disposição, além de poder escalar o também armador Claudinho centralizado, com Aírton de um lado e Marquinhos Gabriel de outro. Na frente, Marcelo Moreno, que desfalcará o time na segunda-feira por servir à Seleção Boliviana, está mantido.

Mesmo com problemas, a expectativa é de o time manter a boa fase. Já são cinco jogos de invencibilidade, sendo que sob o comando de Felipão venceu dois e empatou um. O aproveitamento com o treinador gaúcho é de 77,7%. Se for mantido no segundo turno, garantirá o Cruzeiro de volta à elite do futebol brasileiro, segundo projeções matemáticas.

“Vamos começar um novo objetivo, temos de começar bem o segundo turno, uma nova fase. A equipe vem bem preparada, pois terminou bem o primeiro turno, são cinco jogos sem perder. Agora, é buscar mais uma vitória, que será o primeiro passo nessa caminhada”, afirmou o zagueiro Cacá.

SEGURANÇA 

Ele comemora o fato de a defesa ter sofrido apenas um gol nos últimos cinco jogos, desempenho que espera ajudar a manter hoje. “Não tomar gols é importante para chegarmos às vitórias. Estamos concentrados, todo mundo se dedicando, ouvindo o que o Felipão vem falando. E, se possível, vamos tentar ajudar lá na frente”, declarou.

No Botafogo-SP, o técnico Claudinei Oliveira não poderá contar com Naldo, Gilson e Rafinha, machucados. Por outro lado, o atacante Ronald, livre de suspensão, está de volta. Os paulistas estão na vice-lanterna, com 18 pontos, dois a menos que a Raposa, 16ª, com 20.


Estreladas

Dispensado

O armador Matheus Índio não vai ser aproveitado pelo Cruzeiro. Ele chegou à Toca da Raposa há cerca de 30 dias, a pedido do técnico Ney Franco, mas não foi inscrito porque o Cruzeiro estava punido pela Fifa por conta de dívida. A decisão de não mantê-lo foi de Scolari. O clube precisa agora resolver a situação, pois ele já teria assinado contrato.
 
Depois da festa, foco na Segundona


A comemoração pela conquista da inédita vaga nas quartas de final da Copa do Brasil já ficou para trás e agora é o momento de o América retomar o foco. Hoje, se divide em duas frentes: às 11h, acompanha o sorteio do adversário na sequência do torneio mata-mata; às 16h, o técnico Lisca comanda o único treinamento com todo o grupo visando ao importante jogo com a Ponte Preta, amanhã, às 18h30, no Independência, na abertura do returno da Série B do Campeonato Brasileiro.

O certo é que, depois de eliminar o poderoso Corinthians nas oitavas de final, o Coelho se sente pronto para novos desafios. “O nível técnico do futebol vem se nivelando muito, há poucos times sobressaindo. Dentro de campo, é 11 contra 11. Quem tiver mais vontade vai sair vitorioso”, diz o atacante Ademir, um dos destaques da equipe na temporada.
 
 
O armador Ademir reforça que a prioridade do América é garantir o acesso à Primeira Divisão(foto: João Zebral/América)
O armador Ademir reforça que a prioridade do América é garantir o acesso à Primeira Divisão (foto: João Zebral/América)
 
O sorteio de hoje poderá definir tanto times da ponta da tabela da Série A do Brasileiro, como Internacional, Flamengo, Palmeiras (que ontem eliminou o Bragantino ao vencer por 1 a 0), como quem está na Série B, como o Cuiabá. Teoricamente, há maior facilidade contra quem tem menos investimento, mas os americanos garantem não ter preferência.

“A gente tem de estar preparado para qualquer adversário que vier. Estamos tranquilos e confiando em nosso grupo, na história que estamos escrevendo. Seja quem vier, a gente vai trabalhar, vai batalhar e, se formos merecedores, vamos sair com a classificação. Se não, bola pra frente, vamos nos concentrar na Série B. O importante é manter o sonho, seguir nossos objetivos”, diz o camisa 10.

Já sobre o jogo de amanhã, há a consciência de que só a vitória interessa. Afinal, trata-se de uma equipe que também luta pelo acesso à Primeira Divisão.

“Trata-se de um jogo importantíssimo e dificílimo. De seis pontos. Esse início de segundo turno é bem apertado pra nós, porque a gente ainda pega o Cuiabá, o Operário e o Juventude. É só confronto direto nesses quatro primeiros jogos”, disse Lisca.

FREGUÊS

 O América voltará a encarar a Macaca depois de tê-la eliminado da Copa do Brasil, pelo placar agregado de 5 a 3, ainda na terceira fase. Pela Série B, o Coelho também triunfou no primeiro turno, com vitória por 1 a 0 fora de casa.

Apesar do retrospecto recente positivo sobre os adversários e da classificação na Copa do Brasil, Lisca quer que o elenco se mobilize para garantir os três pontos. “Eles têm vários jogadores que eu gosto muito. Então, é um jogo difícil, mas a comemoração termina aqui, porque se não nos mobilizarmos a gente vai ter dificuldade na Série B”, declarou o treinador americano. (PG)
 

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)