O dia 9 de agosto de 2020 marcou a estreia desta edição do Campeonato Brasileiro. Numa tarde feliz no Maracanã, o Atlético derrubou todos os prognósticos ao bater o atual campeão, Flamengo, por 1 a 0, numa de suas atuações mais consistentes na temporada. Quase três meses depois, as equipes voltam a se enfrentar, desta vez no Mineirão, hoje, às 18h15, num momento diferente para os atleticanos. Apontado como um dos candidatos ao título, o Galo tenta recuperar o terreno perdido após resultados ruins nas últimas rodadas da competição nacional.
Leia Mais
200 dias de obras da Arena MRV: veja números e perspectivas para o estádio do AtléticoEm pior fase do Atlético, ataque vive seca inédita com Sampaoli no BrasileiroAtlético tenta melhorar finalização para voltar a vencerSampaoli terá que quebrar a cabeça para evitar desfalquesVargas celebra reencontro com Sampaoli e detalha características: 'Camisa 9 clássico'Na visão dos atletas, a irregularidade é natural numa competição equilibrada. “Começamos o campeonato de uma forma fantástica. Sabíamos que poderíamos ter uma queda por ser um campeonato longo. O momento vem demonstrando isso. A queda é geral. O treinador cobra muito do nosso coletivo. Essa oscilação iria ocorrer, como ocorreu com outras equipes que hoje vivem bom momento. Temos que ter tranquilidade. Sabemos de nossa responsabilidade. A cobrança chegou e temos consciência de que precisamos evoluir. O campeonato pede isso”, afirma o zagueiro e capitão Réver.
Na visão do defensor, o Galo vem pecando coletivamente: “Essa oscilação vem sendo no ponto de vista tático. Estamos deixando espaços que antes não deixávamos. Sofremos dois gols no último jogo em transições. Nosso erro vem sendo nessa parte tática, onde deixamos a desejar. Mas sabemos o que fazer para que não ocorra mais. Quem está na parte de cima não pode ficar tanto tempo sem vencer”.
As falhas táticas acabaram interferindo no desempenho do ataque, que chegou a ser o melhor da competição – balançou as redes 31 vezes em 18 jogos. Apesar de muito criativo, o time atleticano não tem convertido as chances e viu os adversários dominarem as partidas. Nesse sentido, o maior problema tem sido levar vantagem sobre defesas que atuam na retranca.
O retorno do atacante Keno, que volta de suspensão automática, é uma das apostas para que a equipe possa quebrar as linhas defensivas do Flamengo e chegar à vitória. Outra novidade pode ser a volta de Eduardo Sasha, que perdeu lugar para Marrony diante do Palmeiras. Juntos, os dois já marcaram 10 vezes no Brasileiro.
DESFALQUE NO BANCO
A baixa do Atlético nesta tarde será justamente Jorge Sampaoli. Diante do Palmeiras, o treinador levou mais um cartão amarelo e cumprirá suspensão. O auxiliar Jorge Desio ficará à beira do gramado. É a segunda vez que isso acontece: Sampaoli já havia cumprido a automática nos 2 a 1 sobre o Bragantino, em setembro, no Mineirão.
Atlético x Flamengo
Atlético
Everson; Guga, Réver, Junior Alonso e Guilherme Arana; Jair, Alan Franco, Nathan, Savarino e Keno; Eduardo Sasha
Técnico: Jorge Desio
Flamengo
Hugo; Isla, Thuler (Leo Pereira),Natan e Filipe Luís; Willian Arão, Thiago Maia, Gerson e Éverton Ribeiro; Bruno Henrique e Pedro
Técnico: Domènec Torrent
20ª rodada do Brasileiro
Estádio: Mineirão
Horário: 18h15
Árbitro: Sávio Pereira Sampaio (DF)
Assistentes: Daniel Henrique da Silva Andrade e José Reinaldo Nascimento Júnior (DF)
VAR: José Claudio Rocha Filho (SP)
TV: Pay-per-view
O adversário Rubro-negro tenta reagir
Eliminado da Copa do Brasil pelo Athletico no meio de semana, o Flamengo tentará, hoje, dar fim à má impressão causada pela sequência negativa recente: na rodada passada do Brasileiro, a equipe carioca foi goleada pelo São Paulo por 4 a 1, no Maracanã. A derrota expôs várias fragilidades do time comandado por Domènec Torrent e deu início a um princípio de crise com a torcida, mesmo que o rubro-negro esteja brigando pela ponta do campeonato. A novidade nesta noite é o retorno do atacante Gabriel, recuperado de entorse no tornozelo esquerdo e que não joga desde 30 de setembro. A tendência é que o camisa 9 comece no banco de reservas, já que Pedro vive excelente fase e é o artilheiro da equipe no Brasileiro, com 10 gols. O goleiro Diego Alves e o armador Diego seguem no Departamento Médico, em tratamento de lesões.
enquanto isso...
...Novo atacante na área
Esperança de Jorge Sampaoli para tentar solucionar o problema de gols, o chileno Eduardo Vargas (foto) desembarcou ontem em Confins para ser o 11º reforço alvinegro desde que o argentino assumiu o comando da equipe. Ele assinará contrato por dois anos e estava no Monterrey, do México. Por insistência de Sampaoli, o Galo pagou R$ 7 milhões pelo atacante, campeão da Copa América de 2015 com o treinador na Seleção Chilena. Eles também trabalharam juntos no Universidad de Chile em 2011. Vargas teve rápida passagem pelo Grêmio, em 2013.
Inter sem o goleador
Além do clássico interestadual Atlético x Flamengo, uma atração da abertura do returno do Campeonato Brasileiro é o duelo do líder, Internacional, com o Coritiba, às 16h, no Beira-Rio. Sem o artilheiro Thiago Galhardo – que cumpre suspensão pelo vermelho recebido na derrota para o Corinthians (1 a 0), em São Paulo, na rodada passada –, o técnico colorado Eduardo Coudet não revela quem estará no ataque. Leandro e Yuri são as opções. Já o Coxa, que aparece na zona da degola, demonstrou sinais de recuperação ao bater o Atlético-GO por 1 a 0 e busca a afirmação.
Embalado pela goleada sobre o Atlético (3 a 0, no Allianz Parque), o Palmeiras visita o Vasco, às 16h, num confronto dos técnicos portugueses Ricardo Sá Pinto e Abel Ferreira – que assumiu o alviverde nesta semana. Caso vençam, os paulistas se aproximam dos líderes. Já o time carioca é o primeiro fora do Z-4.
Uma das surpresas da competição, o Fluminense encara o Grêmio, às 20h30, no Maracanã. O time das Laranjeiras não perde desde 20 de novembro e com a boa sequência alcançou o grupo dos quatro líderes pela primeira vez. Os gaúchos, por sua vez, vêm se recuperando na competição depois de início ruim.
Bragantino x Santos, às 18h15, em Bragança Paulista, e Ceará x Sport, às 20h30, no Castelão, completam a 20ª rodada.
INVENCÍVEL
Ontem à noite, o São Paulo fez valer seu favoritismo sobre o lanterna Goiás, venceu de virada por 2 a 1, no Morumbi, e completou seu 10º jogo consecutivo sem derrota pelo Brasileiro.
O último revés do tricolor paulista foi a goleada por 3 a 0 sofrida para o Atlético, ainda pela 7ª rodada, no Mineirão. Depois, venceu Fluminense (3 a 1), Atlético-GO (3 a 0), Palmeiras (2 a 0) e Flamengo (4 a 1), além de ter empatado com Bragantino (1 a 1), Santos (2 a 2), Internacional (1 a 1), Coritiba (1 a 1) e Grêmio (0 a 0).