Jornal Estado de Minas

SÉRIE B

Cruzeiro encara Guarani para manter o embalo


Com apenas 46,6% de aproveitamento em casa na Série B do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro tem boa oportunidade de melhorar os números no confronto desta segunda-feira com o Guarani, às 20h, no Mineirão, pela 21ª rodada.



Embalado pela sequência positiva sob o comando de Luiz Felipe Scolari, o time celeste tenta dar mais um passo para se afastar da zona de rebaixamento e começar a sonhar com o pelotão da frente na classificação.

Depois de enfrentar o Bugre, a Raposa terá bom tempo de descanso até a partida do dia 20 contra o Figueirense, de novo no Mineirão. Nesse período, Felipão vai testar novas formações e dar ainda mais lastro à equipe celeste, que vem evoluindo gradativamente na competição. 

Desde a chegada do pentacampeão mundial, a Raposa conquistou três vitórias (sobre Operário, Paraná e Botafogo-SP) e empatou uma partida (Náutico), aproveitamento superior a 80%.
Mas, no Gigante da Pampulha, o Cruzeiro venceu apenas quatro jogos nesta Série B, o que ajuda a explicar a campanha pouco convincente – além disso, empatou dois e perdeu quatro.



 “Temos que sair da zona perigosa, conquistar o máximo de pontos. Série B é assim mesmo, é igualar na vontade, aproveitar as oportunidades para fazer os gols e conquistar os três pontos sempre que possível”, afirma o atacante Willian Pottker, que estreou com a camisa celeste na vitória sobre o Botafogo-SP por 1 a 0, na sexta-feira.

Envolvido numa troca pelo armador Maurício, o ex-jogador do Internacional será uma das peças-chaves no esquema tático de Felipão, podendo atuar tanto pelos lados ou como centroavante fixo. O Cruzeiro fez um esforço nos bastidores para que ele estivesse em campo em Ribeirão Preto, já que deveria cumprir suspensão por ter sido expulso pelo colorado na Série B de 2017 – a punição foi transformada em multa de R$ 15 mil.

Nesta noite, Pottker deve ter Sassá como companheiro de ataque, pois Marcelo Moreno está com a Seleção Boliviana que disputará a segunda rodada das Eliminatórias Sul-Americanas. O armador Régis, que cumpriu suspensão automática no jogo passado, pode reaparecer como titular. Caso o camisa 10 seja escalado, a tendência é que Ramon fique no banco de reservas.





EVOLUÇÃO Felipão vem sempre frisando que, num primeiro momento, a equipe não vai se preocupar em jogar bonito. O primeiro objetivo, segundo ele, é tirar o Cruzeiro da situação incômoda na classificação. Apesar disso, o treinador já enxerga evolução na equipe desde que chegou à Toca da Raposa II.

“Evoluímos na confiança, na busca pelas vitórias, na busca do primeiro objetivo, que é termos um pouco de tranquilidade no futuro. Estamos assombrados com o fantasma da Série B. É um momento importante e temos que superar as dificuldades”, afirmou o comandante celeste.

Cruzeiro x Guarani

Cruzeiro
Fábio; Cáceres, Cacá, Manoel e Patrick Brey; Ramon (Régis), Jadsom Silva, Machado, Airton e Willian Pottker; Sassá
Técnico: Luiz Felipe Scolari
Guarani
Gabriel; Cristovam, Romércio, Walber e Bidu; Bruno Silva, Lucas Crispim, Murilo Rangel, Giovanny e Renanzinho; Bruno Sávio
Técnico: Felipe Conceição
21ª rodada da Série B do Brasileiro
Estádio: Mineirão
Horário: 20h
Árbitro: Pathrice Wallace Corrêa Maia (RJ)
Assistentes: Silbert Ferreira Sisquim e Thiago Rosa e Oliveira (RJ)
TV: Pay-per-view


(foto: Ramon Lisboa/EM/D.A Press %u2013 22/1/20)


O adversário
Ex-americano bem no Brugre

Depois de ocupar a zona de rebaixamento no início da Série B, o Guarani vive praticamente a mesma situação do Cruzeiro: precisa conquistar pontos para começar a sonhar com a parte de cima da classificação. O técnico Felipe Conceição (foto), ex-América, vem tendo papel importante na reabilitação do time campineiro, com 72,2% dos pontos conquistados desde que assumiu a equipe – vem de vitória por 2 a 1 sobre o CSA, em casa. Diante do Cruzeiro, o desfalque será o atacante Júnior Todinho. Bruno Sávio será o substituto. Os armadores Arthur Rezende e Rafael Costa estão afastados depois de testarem positivo para o coronavírus.




audima