Em grande fase, o América tem a chance de garantir a liderança inédita nesta edição da Série B do Campeonato Brasileiro em caso de vitória no duelo direto com a Chapecoense, às 16h deste domingo, no Independência, em Belo Horizonte, pela 30ª rodada. O Coelho ainda pode chegar à quinta vitória consecutiva na competição nacional.
Leia Mais
Distante do G4, Cruzeiro encara realidade de permanência na Série BCruzeiro 100 anos: relembre maiores jogadores campeões da história celesteAtlético busca retomada espetacular para ainda sonhar com título brasileiroAmérica está em alta, mas com discurso de humildade'Vamos entrar para sermos protagonistas', diz novo presidente do AtléticoCruzeiro: relembre goleadas emblemáticas da história celesteDe acordo com o site Probabilidades no Futebol, do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a equipe que somar 64 pontos tem 99.87% de chances de ascender à Primeira Divisão em 2021.
Partida especial
Além do ‘fator liderança’, a partida deste domingo tem um gostinho especial para o técnico Lisca. Contra a Chape, ele completará 50 jogos à frente do América. Com um excelente retrospecto, o comandante alviverde soma 26 vitórias, 15 empates e apenas oito derrotas desde que assumiu a equipe - um aproveitamento de 63,2%.
Em busca de mais um triunfo com o Coelho, Lisca espera um ‘jogaço’ diante dos catarinenses. Para ele, um resultado positivo contra a Chapecoense coloca o América cada vez mais perto da Série A 2021.
“Vai ser um jogaço. Vamos encarar como estamos encarando todas as partidas. É decisão. Claro que é um ‘plus’ a mais ser campeão, mas estamos pensando no acesso. Não estamos preocupados com isso, estamos preocupados em fazer a pontuação do acesso o mais rápido possível. Se a gente conseguir essa vitória sobre a Chape, a gente fica ainda mais perto do acesso Então, tem que ter habilidade, concentração e competência para fazer um grande jogo”, disse.
América
Ciente da importância dos três pontos para seguir no caminho do acesso à elite, o América entra em campo com a missão de fazer valer o fator casa. O time alviverde tem um desempenho de 64,29% como mandante nesta Série B.
Para isso, o Coelho conta com o retorno de três jogadores: os volantes Flávio e Juninho e o meia Alê. O primeiro citado cumpriu suspensão automática na vitória sobre o Figueirense (2 a 1), já os dois últimos estão recuperados da COVID-19.
As baixas para o jogo ficam por conta do meia Guilherme, do lateral Diego Ferreira e do volante Zé Ricardo. Eles ainda se recuperam de lesões. João Paulo, por sua vez, é dúvida para a partida.
Chapecoense
A Chapecoense, por sua vez, conta com seis baixas por lesão: Ezequiel, Luiz Otávio, Tharlis, Thiago Ribeiro, Tiepo e Paulinho Moccelin. O último citado foi cortado da lista de relacionados de última hora e não viajou a Belo Horizonte em função de desgaste físico.
Por outro lado, o Verdão do Oeste conta com o retorno de três jogadores. O volante Anderson Leite e o atacante Bruno Silva se recuperaram de lesões e ficam à disposição do treinador Umberto Louzer. Além deles, o lateral-esquerdo Busanello está de volta após cumprir suspensão automática.
AMÉRICA X CHAPECOENSE
América
Matheus Cavichioli; Daniel Borges, Messias, Anderson, Sávio (João Paulo); Flávio (Juninho), Alê (Geovane), Marcelo Toscano; Ademir, Rodolfo, Felipe Azevedo.
Chapecoense
João Ricardo; Matheus Ribeiro, Joilson, Derlan e Alan Ruschel; Willian Oliveira, Anderson Leite (Ronei) e Denner; Aylon, Anselmo Ramon e Mike.
Motivo: 30ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
Data e horário: domingo (19/12), às 16h
Local: Independência, em Belo Horizonte
Árbitro: Edina Alves Batista (SP)
Auxiliares: Anderson José de Moraes Carvalho e Alex Ang Ribeiro (SP)
Onde assistir: TV Globo, SporTV e Premiere
Onde assistir: TV Globo, SporTV e Premiere