(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Emoção na pista até a última volta


29/08/2021 04:00

A McLaren tinha tudo para largar na pole position no GP da Bélgica de Fórmula 1. Mas viu Lando Norris bater forte quando dominava o treino sob intensa chuva em Spa-Francorchamps. Depois, quem acabou frustrada foi a Williams, quando Max Verstappen melhorou o tempo de George Russell já com o cronômetro zerado para uma eventual recuperação na Bélgica. O holandês da Red Bull cravou 1min59s765. Russell larga ao seu lado, com o britânico Lewis Hamilton (Mercedes), líder do Mundial, no terceiro posto. A prova começa às 10h, com exibição na Band.

Foi somente a nona pole position da carreira de Verstappen, a sexta na temporada. E muito importante para o holandês tentar recuperar a liderança. São oito pontos de distância para Hamilton. "Uma classificação muito difícil. Não foi fácil me manter focado e é muito importante ter feito a pole position. Apesar de ser uma bela pista para correr, na chuva fica bem difícil", avaliou.

Igualmente feliz estava Russell, com a inédita primeira fila com a Williams. "Não sei o que dizer. Achei que tinha feito um bom trabalho só por ir além do Q1. Largar na primeira fila eu jamais esperava. Agora, é tentar marcar pontos, vou para cima, pois não tenho nada a perder."

Por causa da pista bastante molhada, a formação do grid teve atraso de 12 minutos em seu início. O Q1 começou ainda com muita água no circuito de Spa-Francorchamps. Girando acima das outras três sessões, os pilotos só conseguiram fazer suas melhores marcas com o cronômetro quase zerando.

ÚLTIMA CARTADA

Na volta final, Verstappen tirou um 1min59s765 da cartola, assim como Russell foi muito bem para entrar na primeira fila pela primeira vez na carreira com sua McLaren. Hamilton lamentou ficar apenas com a terceira marca e espera menos chuva na prova para tentar manter a liderança. Já o holandês tem outra preocupação: evitar acidentes na largada. "Nunca é fácil no molhado, mas está tudo bem. Só precisamos ter certeza de que teremos uma primeira volta limpa."

Lando Norris foi o melhor, com 1min58s301, 0s416 de vantagem sobre Verstappen. Hamilton ficou em terceiro. Sebastian Vettel era o último, sem marca, mas garantiu a quinta posição no fim. Daniel Ricciardo sairá em quatro com a McLaren. Pierre Gasly (AlphaTauri), em sexto. Sergio Perez (Red Bull), Bottas (Mercedes), Esteban Ocon (Alpine), Lando Norris (McLaren) e Charles Leclerc (Ferrari) completam o top 10.

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)