Jornal Estado de Minas

ELIMINATÓRIAS DA COPA DE 2022

Marcelo Moreno faz história nas Eliminatórias; veja os maiores artilheiros

Apesar da má campanha da Seleção da Bolívia nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022 - 8º lugar, com seis pontos em oito jogos -, Marcelo Moreno vem se destacando individualmente na competição, da qual é o artilheiro isolado, com oito gols. O desempenho fez o atacante do Cruzeiro alcançar o 3º lugar no ranking histórico do torneio, com 20 gols.





Moreno só perde para Luis Suárez, do Uruguai (25), e Messi, da Argentina (23). Ao longo das Eliminatórias, ele superou nomes importantes do futebol mundial, como o uruguaio Edinson Cavani, os chilenos Iván Zamorano e Marcelo Salas, e o argentino Hernán Crespo. O camisa 9 também ultrapassou o compatriota Joaquín Botero.

Desde que retornou ao Cruzeiro, em fevereiro de 2020, Marcelo marcou nove gols em 46 partidas, média bastante aquém de suas passagens anteriores pelo clube - 21 gols em 36 jogos, na primeira (2007 a 2008), e 24 gols em 57 jogos, na segunda (2014). Nesse mesmo período, o 'Flecheiro' esteve em campo 10 vezes pela Bolívia e anotou nove gols.

O próprio Moreno - chamado em seu país de Marcelo Martins - explicou os motivos pelo qual rende melhor na Bolívia do que no Cruzeiro. "Você tem uma nação que te apoia, que você se sente o Neymar da Bolívia, você se sente com aquela confiança. O César Farias fala que o grupo tem que jogar para o Marcelo Moreno. E isso facilita muito para o atacante", disse, em entrevista à TV Globo em 26 de maio.

Além dos oito gols nas Eliminatórias para a Copa de 2022, Marcelo Moreno marcou um no qualificatório do Mundial de 2018, quatro no de 2014 e sete no de 2010. Ele ainda contabilizou três tentos na Copa América (dois em 2015 e um em 2019) e quatro em amistosos internacionais.




audima