O técnico Cuca tem contrariado uma máxima que imperou no futebol brasileiro ao longo de anos: a de que não é possível disputar todas as competições do apertado calendário nacional com a mesma formação. Das duas, uma: ou o time perde intensidade ou perde muitos atletas por lesão. Até aqui, o treinador tem mantido a base da escalação do Atlético na Copa do Brasil, na Libertadores e no Campeonato Brasileiro. Em meio à 'maratona' de jogos, teria chegado a hora de poupar os mais desgastados?
Leia Mais
Atlético tenta quebrar série do Palmeiras, que é recorde na LibertadoresTorcida do Atlético em BH: fim de jogo no Horto teve bombas e confusãoAmérica enfrenta São Paulo e busca vitória para sair do Z4 do BrasileirãoAtlético está pronto para fazer históriaSucesso de Luxemburgo faz Fábio pedir fim de experiências no CruzeiroHá quatro jogos invicto, América ganha força na luta contra o rebaixamentoEmbora tenha feito modificações na estrutura da equipe ao longo da temporada, Cuca aposta na ideia de ter a formação considerada ideal em todas as frentes de disputa. O time titular, atualmente, conta com Everson; Mariano, Nathan Silva, Junior Alonso e Guilherme Arana; Allan, Jair, Matías Zaracho e Nacho Fernández; Hulk e Diego Costa.
As decisões sobre quem escalar, naturalmente, passam pela avaliação científica detalhada de indicadores de desgaste físico, coletados pela comissão técnica do clube. Até aqui, tem dado certo: o time mantém o alto nível e está na disputa pelos três títulos.
Porém, nas últimas semanas, houve algumas modificações forçadas na equipe ideal do Atlético. Antes titular, o atacante Jefferson Savarino, com uma lesão muscular na coxa direita, deu lugar no time ao volante Jair.
Diego Costa é outro que pode ter que sair da equipe, já que sentiu dores na parte posterior da coxa esquerda durante o empate dessa terça-feira com o Palmeiras (0 a 0), pelo jogo de ida da semifinal da Libertadores.
O duelo de volta será na próxima terça-feira, às 21h30, no Mineirão. Antes, porém, o Atlético tem mais um jogo importante: vai enfrentar o São Paulo, neste sábado, a partir das 21h, no Morumbi, pela 22ª rodada do Brasileirão.
Cuca foi questionado se pouparia os jogadores mais cansados na partida da Série A para tê-los em melhores condições no mata-mata continental. Ele, porém, frisou que precisaria esperar a avaliação dos fisiologistas.
"Nós temos rodado bastante o elenco, e agora não é o momento para a gente decidir isso, acabou o jogo faz meia hora. Vamos ter reavaliação e treinamentos para depois decidir", disse o comandante.
Os mais utilizados
Os jogadores que mais atuaram na temporada são o atacante Hulk (47 jogos), o goleiro Everson (46 jogos), o volante Allan (41) e o meio-campista Matías Zaracho (38). Os quatro são titulares e, portanto, atuam a maior parte do tempo em todas as partidas disputadas.
Há, ainda, reservas muito acionados, como o meio-campista Tchê Tchê (37) e o atacante Eduardo Sasha (35) - este último tem o mesmo número de aparições que o lateral-direito Mariano, o zagueiro Junior Alonso e o meia Nacho Fernández, todos titulares.