Passada a euforia e comemoração da conquista do segundo título do Campeonato Brasileiro após 50 anos de jejum, o Atlético se prepara para mais uma decisão na temporada. No domingo (12), recebe o Athletico-PR no Mineirão na partida de ida da final da Copa do Brasil. Porém, antes disso, o Galo tem um compromisso contra o Grêmio, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, nesta quinta-feira (9), às 21h30, pela 38ª rodada da Série A. Se para os mineiros o duelo não tem mais relevância na classificação, para o Tricolor é a última chance de se evitar o rebaixamento à Série B.
Leia Mais
América mira Libertadores e mais de R$20 milhões em premiação no BrasileiroGalo mira Copa do Brasil para fechar 2021 com R$ 145 milhões em premiaçõesAtlético passa a ter 2ª melhor campanha dos pontos corridos; veja rankingAtlético: Cuca explica ausência de Rabello e se preocupa com Sasha e NathanNa mira do Santos, Bauermann se despede e declara ao América: 'Eu te amo'Para permanecer na Série A, o Grêmio precisa vencer o campeão brasileiro dentro de casa e torcer por derrotas de Juventude (17º lugar, com 43) e Bahia. O rival gaúcho recebe o Corinthians (4º, com 57) no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul-RS, enquanto o Bahia visita o Fortaleza (5º, com 55) na Arena Castelão, em Fortaleza.
Focado no primeiro jogo da decisão da Copa do Brasil, domingo, contra o Athletico-PR, o Galo entrará em campo com uma formação alternativa.
O lateral-direito Guga isentou o Atlético de qualquer responsabilidade por eventual rebaixamento do Grêmio à Série B nesta quinta-feira. Segundo o jogador, o time gaúcho teve chances de evitar o pior durante toda a competição. Sendo assim, não seria o Alvinegro o responsável por definir o futuro do clube.
"Quanto à fase do Grêmio, a gente sabe que o futebol tem dessas coisas, só que acredito que não vai ser o Galo que vai rebaixá-lo. Eles tiveram 37 rodadas para se livrarem, então a culpa não pode ser nossa de estar rebaixando o Grêmio. Eles tiveram chances. A gente sabe que eles viveram um mau momento o campeonato inteiro, mas a gente vai com a cabeça pensando em aproveitar esta oportunidade", afirmou Guga.
Matemática para permanência
A matemática é inimiga do Grêmio na luta contra o descenso. O empate por 1 a 1 com o Corinthians, no último domingo (5/12), reduziu ainda mais as probabilidades de o clube gaúcho disputar o Brasileirão em 2022. Para o departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o risco de o Tricolor jogar a Série B é de 97,5%.
O portal FiveThirtyEight é um pouco mais otimista. Especializado em calcular probabilidades de assuntos variados, o site indica uma chance de queda de 96%.
Ainda de acordo com os matemáticos da UFMG, a probabilidade de queda do Bahia (16º) está avaliada em 51,8%. A do Juventude (17º) é de 48,1%.
Desfalques e escalações
O técnico Vagner Mancini terá dois desfalques importantes para o jogo mais importante do Grêmio neste ano. Ele não poderá contar com a dupla de zaga titular formada por Pedro Geromel e Kannemann. Eles receberam o terceiro cartão amarelo contra o Corinthians e terão que cumprir suspensão.
Em contrapartida, o Tricolor terá volta do atacante Douglas Costa, que foi desfalque contra o Timão na última rodada do Brasileirão por suspensão.
Já com o título brasileiro assegurado, o Galo preservará os atletas mais desgastados visando à decisão da Copa do Brasil contra o Athletico-PR. Sendo assim, a maioria dos titulares ficou em Belo Horizonte já na preparação para a final do torneio mata-mata.
Da equipe considerada titular, apenas o zagueiro Nathan Silva foi relacionado por Cuca. Ele deve formar dupla com o jovem Micael.
GRÊMIO X ATLÉTICO
Grêmio
Gabriel Chapecó; Rafinha, Ruan, Rodrigues e Diogo Barbosa; Thiago Santos e Lucas Silva; Douglas Costa, Campaz e Ferreira; e Diego Souza.Técnico: Vagner Mancini
Atlético
Rafael; Guga, Micael, Nathan Silva e Dodô; Dylan, Alan Franco, Tchê Tchê (Calebe) e Hyoran; Savarino e Eduardo Sasha.
Técnico: Cuca
Motivo: 38ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e horário: quinta-feira, 9 de dezembro de 2021, às 21h30 (de Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Assistentes: Fabrício Vilarinho da Silva (GO) e Daniel Luis Marques (SP)
VAR: Wagner Reway (PB)
Transmissão: TV Globo, Premiere, SporTV